Luca Marini foi o mais rápido hoje (22) no treino de preparação para o primeiro Grande Prêmio da Índia de MotoGP. Uma sessão muito competitiva, com vários pilotos se destacando, como Marc Máquez e Fabio Quartararo, ambos já garantidos no Q2.
Depois de muita expectativa e problemas burocráticos, finalmente todos os pilotos conseguiram se reunir no Autódromo Internacional de Buddh para aprender os meandros do traçado de 13 curvas e 5.125 metros. Felizmente, a pista estava seca para a sessão especialmente estendida de 1h30m.
Inicialmente, os pilotos se concentraram apenas em aprender o traçado e limpar a pista, que foi pouco usada desde a sua inauguração em 2011. Marco Bezzecchi (VR46) começou na frente, mas logo foi superado por Jorge Martin (Pramac) e por Fabio Quartararo (Yamaha) com 1min48s199.
Depois do decepcionante teste de Misano, Marc Márquez (Honda) decidiu correr com a moto velha na Índia. Seu companheiro de equipe, Joan Mir foi na direção oposta e preferiu apostar no maquinário novo. O fato é que ambos vinham entre no top 10, algo incomum esse ano.
Mas a briga pela liderança parecia, nesse momento, restrita à Ducati e a Aprilia. Aleix Espargaró e Jorge Martin tinham um tempo exatamente igual, 1min46s182 e o ponto mais crítico era a freada da Curva 1, com uma área de escape relativamente pequena.
Os tempos baixavam progressivamente à medida em que a pista ficava mais emborrachada e os pilotos pegavam a mão do traçado. Restando pouco mais de 40 minutos, Bezzecchi foi o primeiro a baixar de 1min46s com o tempo de 1min45s993.
Poucos minutos depois, Martin deu o troco com 1min45s672 trazendo Aleix Espargaró na mesma toada. Assim como a Honda, a Yamaha também fazia uma sessão surpreendente, com Fabio Quartararo e Franco Morbidelli andando no ritmo dos ponteiros.
O mesmo não se pode dizer do campeão do mundo, Pecco Bagnaia (Ducati). Discreto, o italiano não conseguia melhorar na mesma progressão e ficara para trás, em 15ª. O mesmo acontecia com os pilotos da KTM, Brad Binder e Jack Miller, ambos fora do top 10.
Restando 15 minutos, Maverick Viñales aumentou ainda mais o limite ao marcar 1min45s361. O espanhol, entretanto, não ficou muito tempo em primeiro, porque Bezzecchi logo marcou 1min45s246. A essa altura, todos os pilotos colocavam pneus macios para tentar entrar no Q2.
Os últimos minutos foram frenéticos. Márquez, Quartararo, Morbidelli, Miguel Oliveira (RNF Aprilia) e Fabio Di Giannantonio (VR46) melhoraram bastante, mas os tempos baixavam sensivelmente e não se garantiam em suas posições. Restando 4 minutos, Martin voou marcando 1min44s790.
Parecia que esse seria o tempo definitivo, pois o único que conseguia acompanhá-lo era Aleix Espargaró, em segundo, com 1min44s833. Mas restando 30 segundos, Luca Marini (VR46) surpreendeu e marcou 1min44s782, desbancando Martin da ponta.
Márquez ficou em quarto, Bezzecchi em quinto e Viñales em sexto. Bagnaia ainda conseguiu salvar uma sétima posição e Quartararo a oitava. Johann Zarco (Pramac) e Joan Mir, que realizou a sua melhor sessão na temporada, fecharam os dez primeiros.
Com o cronômetro zerado, Binder acertou um bom tempo e pulou para quarto, mas o sul-africano teve a volta cancelada devido ao acidente de Takaaki Nakagami (LCR-Honda), que gerou bandeiras amarelas. O piloto da KTM ficou mesmo em 12ª e terá que passar pelo Q1.
GP da Índia – Treino
- Luca Marini, Ducati, 1:44,782 min
- Jorge Martin, Ducati, + 0,008 seg
- Aleix Espargaró, Aprilia, + 0,051
- Marc Márquez, Honda, + 0,335
- Marco Bezzecchi, Ducati, + 0,420
- Maverick Viñales, Aprilia, + 0,431
- Pecco Bagnaia, Ducati, + 0,498
- Fabio Quartararo, Yamaha, + 0,509
- Johann Zarco, Ducati, + 0,523
- Joan Mir, Honda, + 0,550
- Fabio Di Giannantonio, Ducati, + 0,624
- Brad Binder, KTM, + 0,757
- Alex Márquez, Ducati, + 0,768
- Franco Morbidelli, Yamaha, + 0,794
- Augusto Fernández, KTM, + 0,807
- Raúl Fernández, Aprilia, + 0,930
- Miguel Oliveira, Aprilia, + 1,081
- Jack Miller, KTM, + 1,179
- Pol Espargaró, KTM, + 1,392
- Stefan Bradl, Honda, + 1,494
- Takaaki Nakagami, Honda, + 1,528
- Michele Pirro, Ducati, + 1,791