Sam Lowes venceu hoje (12) o Grande Prêmio de Austin de Moto2, categoria intermediária da Motovelocidade. O britânico realizou uma ultrapassagem decisiva sobre Johann Zarco, quando faltavam apenas cinco voltas para o final. Alex Rins completou o pódio.
A largada viu o pole position Xavier Simeon despencar de primeiro para terceiro. Por outro lado, o campeão mundial Esteve ‘Tito’ Rabat fazia o contrário, pulando de terceiro para a liderança, em uma brilhante partida.
A empolgação de Rabat, no entanto, durou pouco, pois poucas curvas depois, o espanhol acabou dando uma pequena errada, perdendo novamente as posições, que foram então assumidas por Zarco e Lowes.
Mais estabelecido na corrida, Simeon partiu para o ataque sobre Rabat, conquistando o terceiro lugar. O campeão de 2014 agora passava a ser pressionado pelo ítalo-brasileiro Franco Morbidelli, trazendo junto Hafizh Syahrin, Dominique Aegerter, Mika Kallio, Takaaki Nakagami e Alex Rins.
Zarco e Lowes corriam isolados nas duas primeiras posições, enquanto o pega pelo terceiro lugar entre Simeon, Rabat e Morbidelli pegava fogo. Entretanto, espessas nuvens negras tomavam conta do horizonte, trazendo alguns pingos, o que motivou o agito da bandeira de pista molhada, a 16 voltas para o final.
A pista escorregadia polarizou as disputas em dois grupos. Na frente vinham Zarco, Lowes e Simeon. Mais atrás, Rins ultrapassou a todos e vinha na quarta posição, se aproximando rapidamente. Aegerter vinha fazendo o mesmo, mas acabou escorregando e caindo, quando estava em quinto lugar.
Zarco agora era muito pressionado por Lowes, Simeon e Rins, enquanto Rabat, na quarta posição, precisava se esforçar para se manter a frente de Morbidelli e Syahrin. Faltando seis voltas para o final, o britânico deu o bote definitivo sobre o líder, que começava a perder rendimento.
Começava aí o lance polêmico da corrida. Zarco passou a se defender dos ataques de Simeon e a quatro voltas do final, os dois contornaram a seção mista lado a lado. O belga acabou escorregando e colidiu na moto do francês, perdendo o controle e caindo. Simeon felizmente não se machucou, mas deixou a pista criticando Zarco pelo acidente.
O incidente permitiu que Lowes respirasse com tranquilidade até a linha de chegada, chegando à sua primeira vitória na categoria. Essa também foi a primeira vitória do chassi Speed Up, utilizado por sua equipe. Zarco foi o segundo e Rins, com a terceira posição assumiu a liderança do campeonato.
Rabat chegou em quarto, resistindo aos ataques de Morbidelli, o quinto e Syahrin o sexto. Anthony West foi o sétimo, Kallio o oitavo, Julian Simon nono e Nakagami completou os dez primeiros. Clique aqui para conferir os resultados completos.