Sam Lowes testou essa semana a Aprilia que utilizará na MotoGP pela primeira vez, no circuito de Misano, na Itália. O britânico impressionou a equipe e ficou impressionado com o modelo RS-GP.
Lowes foi para a pista na quarta e na quinta-feira rodando um total de 129 voltas. O britânico confessou que estava muito nervoso com a oportunidade, mas se surpreendeu com a agilidade do modelo RS-GP, muito mais pesado e potente que a sua Kalex-Honda de 600cc que pilota na Moto2.
“A RS-GP me surpreendeu com uma agilidade que eu não esperava, tanto que na noite anterior ao teste eu estava muito nervoso porque estava imaginando uma motocicleta muito mais difícil de pilotar, mas não foi assim que aconteceu embora não seja nada fácil em uma máquina de MotoGP. Por último, mas não menos importante, quero enfatizar o quão confortável eu me senti trabalhando com toda a equipe. Em suma, tudo correu muito bem.” (Sam Lowes)
Quem também se surpreendeu com o desempenho de Lowes foi Romano Albesiano, chefe da equipe Aprilia na MotoGP. O dirigente disse ter ficado impressionado com a facilidade com que o britânico se adaptou à moto e sua abordagem analítica com os engenheiros.
“Foi bem, eu diria que não poderia ter tido um começo melhor. Sam pegou uma moto que nunca tinha pilotado antes, teve que lidar com uma série de novos recursos que vão desde a potência disponível até os freios de carbono. Ele esteve imediatamente à vontade e também provou ser muito analítico e preciso nas indicações que deu ao time, assim como com o seu método de trabalho. Naturalmente, nós não nos preocupamos com os tempos, mas mesmo deste ponto de vista, estamos muito satisfeitos com estes dois dias.” (Romano Albesiano)
Além de Lowes, também estava na pista o piloto de testes da Aprilia, Mike Di Meglio, encarregado de testar novas peças e novos parâmetros eletrônicos. A marca italiana irá trocar os seus dois pilotos para 2017. Lowes será companheiro de equipe de Aleix Espargaró.