Para o ex-piloto Loris Reggiani, os problemas da Honda na MotoGP não são apenas com a motocicleta. O italiano acha que Marc Márquez também não é mais o mesmo piloto que costumava ser.
Reggiani competiu no Campeonato Mundial entre 1980 e 1995, conquistando 8 vitórias, cinco pole positions e um total de 41 pódios nas classes 125cc, 250cc e 500cc. Até hoje é um piloto muito requisitado na Itália, como na transmissão ao vivo do canal “4chatwith”, onde abordou diversos assuntos da atual MotoGP.
“Depois do que vimos na Alemanha, acho muito difícil para ele. Com aquela moto ali, Rins venceu em Austin“, lembrou Reggiani. “Esperava que Marc fizesse a diferença em um circuito tão favorável como Sachsenring. Acho que ele sofreu bastante com todas essas quedas e fraturas. Quando você se machuca, fica na cabeça. Não sei se é verdade que ele não quer mais correr com a Honda. Como vimos na Alemanha, ele sempre trabalha duro, mas talvez não saia tão bem quanto antes.“
E, para Reggiani, até uma eventual troca de equipe ficou complicada: “Agora é um risco muito grande até mesmo para outro fabricante levá-lo, por vários motivos: ele não é mais o Márquez de antes; se não vencer, a culpa é do fabricante, a menos que haja outro piloto com a mesma moto à sua frente. Um [piloto] que custa tanto você só pode obtê-lo se tiver quase 100% de certeza de que pode vencer.“
Sobre a possibilidade de Honda e Yamaha serem ajudadas com mudanças nas regras de concessões, Reggiani está de acordo: “não gosto de ver um campeonato monomarca, mesmo que seja italiana, assim como eu não gostava quando todas as Honda estavam na frente. Mas não eram oito e algumas outras motos se encaixavam. Acho que a Ducati também está bem ciente de que se houver fabricantes mais competitivos, quem vencer tem mais vantagem em termos de imagem.“
De acordo com a opinião de Reggiani, Honda e Yamaha não tem mais o orçamento ilimitado que costumavam ter: “A situação se inverteu: parece que a Ducati, acima de tudo, mas também a KTM têm mais dinheiro disponível para desenvolvimento. Acho que ver a Honda copiando tudo significa que eles não têm mais o orçamento que costumavam ter“, acredita.