De uma forma absolutamente tranquila, Jorge Lorenzo venceu hoje (16) o Grande Prêmio da República Checa, no circuito de Brno. O espanhol cruzou a linha de chegada com mais de quatro segundos de vantagem sobre Marc Márquez e dez sobre Valentino Rossi, que completou o pódio.
Lorenzo, que já havia conquistado a pole position manteve a posição na largada, liderando de ponta a ponta. Márquez tentou acompanhá-lo para repetir o bote nas últimas voltas feito em Indianápolis na semana passada, mas logo ficou claro que não tinha moto para acompanhar o espanhol da Yamaha.
Rossi também não teve ritmo para se aproximar do companheiro de equipe. O italiano perdeu duas posições na largada, para Bradley Smith e Andrea Dovizioso. O máximo que o eneacampeão conseguiu foi recuperar o terceiro lugar, mas ficando muito atrás de Lorenzo e Márquez.
A emoção do GP Checo ficou por conta de Dani Pedrosa. O espanhol, que se contundiu no joelho esquerdo devido à um acidente na sexta-feira (14) largou apenas na nona posição, mas foi à luta, ultrapassando, Maverick Viñales, Pol Espargaró, Smith e Dovizioso, que a essa altura já havia sido superado por seu colega Andrea Iannone.
Enquanto Lorenzo vencia confortavelmente a frente de Márquez, Rossi e Iannone, Pedrosa dividia todas as curvas com Dovizioso, conquistando o quinto lugar apenas na linha de chegada. Smith foi o sétimo, Pol Espargaró o oitavo, seu irmão Aleix Espargaró em nono e Danilo Petrucci em décimo. Confira aqui todos os resultados.
Com sua quinta vitória na temporada, Lorenzo zerou a desvantagem que tinha para Rossi. Os dois pilotos da Yamaha agora dividem a liderança do campeonato com 211 pontos. Márquez vem terceiro com 159. A próxima etapa acontece em Silverstone, na Inglaterra no dia 30 de agosto.