Jorge Lorenzo conquistou hoje (19) a pole position para o Grande Prêmio do Catar de MotoGP no circuito de Losail. O campeão do mundo cravou a impressionante volta de 1min54s543 ficando 91 milésimos à frente de Marc Márquez. Maverick Viñales foi a surpresa, em terceiro. Valentino Rossi vai largar em quinto.
No TL4, o último treino livre antes de a classificação começar de fato, o que se viu foi um forte equilíbrio e pilotos com muita fome de acelerar. Tanto que Jack Miller, Loris Baz, Scott Redding e Stefan Bradl se empolgaram demais, acabando no chão. Ambos escaparam ilesos, no entanto.
Andrea Iannone começou na frente, seguido muito de perto por Lorenzo e um impressionante Hector Barberá, mostrando que a Ducati GP14.2 da equipe Avintia ainda é capaz de render muito. Com 1min55s478 foi a vez de Márquez assumir a ponta, trazendo junto, Iannone, Lorenzo, Redding, e Viñales.
Valentino Rossi chamou atenção por fazer gestos a Lorenzo, reclamando por ter sido atrapalhado em algum momento. O italiano chegou a assumir a ponta, antes do espanhol cravar 1min55s301, o suficiente para ficar na frente. O clima entre os dois estava quente.
Domínio de Crutchlow e Smith no Q1
Com 1min57s557, Loris Baz é o primeiro líder da primeira fase da classificação. Eugene Laverty melhorou bastante ao estabelecer 1min56s505 e logo em seguida 1min56s236. Os tempos, no entanto começaram a cair muito rapidamente quando Cal Crutchlow e Bradley Smith, os dois favoritos a serem promovidos ao Q2 entraram na pista.
O britânico da equipe LCR-Honda não teve grandes dificuldades para marcar 1min55s291, o suficiente para garantir sua vaga. O conterrâneo Smith bem que tentou, mas não conseguiu superá-lo, ficando apenas 0s199 atrás. De forma até surpreendente Hernandez assegurou o terceiro lugar, deixando Aleix Espargaró (que inclusive chegou a cair na curva 1) para trás. O espanhol da Suzuki vai largar apenas em 15º.
Lorenzo domina Q2, Viñales surpreende
Márquez foi o primeiro líder do decisivo Q2, marcando 1min56s774. Esse tempo foi rapidamente superado por Rossi que cravou 1min56s024. O italiano, contudo, nem teve tempo de curtir a liderança: Lorenzo trucidou a todos ao estabelecer 1min54s543, volta que seria suficiente para a pole position.
O que se viu nos últimos minutos foi tentativas mal sucedidas de superar o tempo de Lorenzo. Ianonne, por exemplo, foi o primeiro a se aproximar, com 1min54s872. Márquez também não passou de 1min54s850, 91 milésimos atrás, porém o suficiente para a segunda posição. Enquanto isso, Rossi despencava para nono.
O velho eneacampeão, no entanto, ainda tinha lenha para queimar e na sua última volta rápida conseguiu melhorar bastante, ficando apenas 0s272 atrás do líder. Seria o bastante para ficar em terceiro se não fosse o espetacular desempenho de Maverick Viñales, que com 1min54s600 pegou o último lugar na primeira fila.
Iannone também superaria o tempo de Rossi. O vice-campeão vai largar em quinto, em uma segunda fila só com pilotos italianos, já que Andrea Dovizioso, com a outra Ducati é o sexto. Pedrosa ficou em sétimo, Barberá em oitavo, Pol Espargaró em nono e Crutchlow em décimo. Confira aqui o grid de largada completo. A largada acontece amanhã (20) às 15h.