Apesar de ter terminado o Grande Prêmio dos Estados Unidos apenas na nona posição, Jorge Lorenzo se mostrou satisfeito com o desempenho apresentado na pista de Austin. O espanhol revelou que teve problemas de pneu nas últimas voltas.
Lorenzo, que havia largado na sexta posição conseguiu pular para quinto nas primeiras voltas, antes de ser ultrapassado pelo seu companheiro de equipe Andrea Dovizioso. Depois, o espanhol ainda seria ultrapassado por Andrea Iannone, Danilo Petrucci e Scott Redding.
“No geral, a corrida foi melhor do que eu esperava, pelo menos em relação ao meu ritmo sobre os treinos livres e classificação. Estava mais rápido do que nunca, não havia conseguido esse ritmo nos treinos e eu estava pegando Andrea no meio da corrida. Com certeza não podemos estar satisfeitos com a posição final, porque o nosso alvo é certamente muito maior, mas em relação ao feeling e ritmo, demos um pequeno passo à frente nesta corrida. (Jorge Lorenzo)
Lorenzo explicou que estava se sentindo forte na motocicleta até começar a sofrer com o desgaste dos pneus, problemas que afetaram também outros pilotos. Por isso, o pentacampeão precisou diminuir o ritmo nas voltas finais.
“Tudo foi mais ou menos como eu esperava até o pneu dianteiro começar a ter algum desgaste e eu perdi contato com Dovizioso. Sem este problema, acho que eu poderia ter terminado a corrida bem atrás dele, mas a situação piorou nas últimas voltas. Quando Iannone me alcançou, ele me passou muito agressivamente e eu perdi alguns segundos lá, então Petrucci me pegou também. Nono não é o que queremos, porque estamos aqui para lutar com Yamaha e Honda, mas no momento isso não é possível. Mas o positivo é que estávamos muito mais perto do que antes.”
Com o resultado, Lorenzo pulou da 18º para a 13º posição na classificação do campeonato mundial, com 13 pontos. Dovizioso é o quarto com 30. A próxima etapa acontece em Jerez de La Frontera, na Espanha, dentro de duas semanas.