Jorge Lorenzo tentou explicar o mau desempenho apresentado hoje (21) no Grande Prêmio da República Checa de MotoGP. O espanhol afirma que chegou aos boxes com o pneu dianteiro aos pedaços e o motor desligado.
Lorenzo e seu companheiro de equipe Valentino Rossi optaram por correr com uma combinação de pneus de chuva macios na dianteira e duros na traseira, que se revelaria certeira apesar do mau começo. O espanhol, no entanto, sofreu com o composto dianteiro e o motor que deu uma breve parada.
“Estava em um momento onde me encontrava melhor, na verdade naquela volta tinha virado no mesmo ritmo de Crutchlow e Valentino e pensava que melhoraria ainda mais no final. Mas de repente, na metade do circuito vi alguns pedaços de pneu voando no canto esquerdo do olho e comecei a sentir muitas vibrações. Termino a volta e justo antes da última freada, o motor apagou. Não tive outra escolha senão entrar nos boxes. A outra moto estava com pneus secos e saí com ela sem muita esperança, eu sabia que a pista ainda estava muito molhada. Então, dei a volta bem lentamente e entrei novamente para pegar a moto antiga, já que eles tinham colocado um pneu dianteiro novo.” (Jorge Lorenzo)
O pentacampeão mundial também contou que a Michelin lhe pediu desculpas várias vezes pelos problemas enfrentados hoje e nas últimas etapas com chuva. Lorenzo, no entanto, enfatizou que gosta muito do esforço da marca francesa em melhorar.
“Não é algo que deveria acontecer, estou ciente do esforço da Michelin que tem melhorado muito o composto dianteiro para pista seca, há muito menos quedas e estão trabalhando bastante, é o que gosto neles. A Bridgestone, talvez, fosse mais lenta nas evoluções, já a Michelin se movimenta muito, isso é positivo. O lado negativo é que não é confortável ver pedaços do seu pneu se soltando, porque você está consciente do risco que está tendo. Mas suponho que eles são os mais preocupados com a situação, ou o que menos gostam e estão preocupados e ansiosos para mudar essa dinâmica. Eles precisam resolver este grave problema de pedaços de pneu se soltando em algumas condições.”
Com a 17º e última posição, Lorenzo não marcou pontos e agora caiu para a terceira posição no campeonato, a 59 pontos do líder Marc Márquez. O espanhol, no entanto, disse não estar pensando no campeonato. “Eu não penso sobre isso antes da corrida, só quero fazer o meu melhor e ver o que acontece“, afirmou.