A MotoGP permaneceu no circuito de Jerez de La Frontera nessa segunda-feira (4), para a realização dos primeiros testes coletivos desde a pré-temporada. Jorge Lorenzo manteve-se na frente, com Valentino Rossi em segundo lugar.
Assim como no final de semana, na qual saiu vitorioso do Grande Prêmio da Espanha, Lorenzo manteve-se como o homem mais rápido do circuito andaluz. O piloto da Yamaha cravou o tempo de 1min38s516 e percorreu 52 voltas.
Apenas 42 milésimos atrás, Valentino Rossi ficou em segundo, depois de percorrer 66 voltas. A Yamaha admitiu não trazer nenhuma grande novidade para os testes, por isso os pilotos se concentraram em aperfeiçoar o acerto das YZR-M1.
Depois de ser quarto colocado na corrida, Cal Crutchlow melhorou o ritmo e ficou como o terceiro mais rápido do teste, sendo apenas 0s306 mais lento que Lorenzo. O britânico testou novas peças de suspensão e um novo pacote eletrônico em sua Honda RC213V.
Outro que andou bastante foi Aleix Espargaró. O espanhol, que ficou em sétimo na corrida, terminou a segunda-feira em quarto, com a Suzuki dedicando o dia para descobrir os problemas de vibração diagnosticados na GSX-RR ao longo das últimas três etapas.
Marc Márquez não andou muito, completando apenas quatro voltas a fim de verificar o desempenho de um novo braço oscilante. O espanhol acabou em quinto, com 0s460 de desvantagem para Lorenzo, sendo dispensado pela Honda para não forçar muito o dedo mínimo da mão esquerda, recém-operado.
Bradley Smith ficou em sexto e mesmo tomando mais de oito décimos de Lorenzo, melhorou sua marca da classificação de sábado (2). O britânico completou 41 voltas, ficando à frente de Yonny Hernandez, Scott Redding, Maverick Viñales e seu companheiro de equipe na Tech3 Yamaha, Pol Espargaró, que fechou a lista dos dez primeiros. Confira aqui a tabela de tempos.
A surpresa do dia foi a Aprilia. O time italiano trouxe uma RS-GP bastante modificada, com um novo braço oscilante e uma caixa de câmbio “seamless”, sem intervalos entre as marchas, similar à que Honda Yamaha e Ducati já utilizam. Com essa moto, Álvaro Bautista anotou o 11º tempo. Marco Melandri, no entanto, deu apenas 19 voltas, ficando em 22º.