Jorge Lorenzo foi o mais rápido no segundo dia de testes coletivos, hoje (5) em Sepang, na Malásia. O espanhol cravou o tempo de 1min59s963, desbancando o surpreendente Andrea Dovizioso por apenas 52 milésimos.
Avaliando novos componentes mecânicos e acertos na eletrônica de sua YZR-M1, Lorenzo foi capaz de melhorar meio segundo em relação à ontem (4), quando ficou em terceiro. A Yamaha trabalha para resolver o alto desgaste dos pneus em curvas, grande problema da moto em 2014.
Quem também melhorou bastante, em relação ao primeiro dia (cerca de seis décimos) foi Andrea Dovizioso. O italiano colocou a Ducati GP14.3 na segunda posição, mostrando, mais uma vez a evolução das máquinas vermelhas.
Líder ontem, Marc Márquez ficou “apenas” em terceiro hoje. O bicampeão do mundo trabalhou no acerto de duas motos diferentes, de 2014 e 2015, e até sofreu uma queda no final do dia, sem maiores consequências.
O mesmo pode-se dizer de seu companheiro de equipe, Dani Pedrosa, que testou três protótipos diferentes. O espanhol assinalou a quarta melhor marca, ficando à frente de Andrea Iannone na segunda Ducati e de Valentino Rossi, mais discreto hoje, em sexto lugar.
Quem também avaliou chassis diferentes foi Pol Espargaró. O espanhol da Tech3 Yamaha ficou em sétimo, sofrendo mais um tombo no final da sessão (pelo segundo dia consecutivo), porém sem se machucar.
Cal Crutchlow, agora competindo pela LCR-Honda, foi o oitavo, avaliando a estabilidade em entrada de curva e vibrações da sua RC213V de fábrica. O britânico ficou à frente do conterrâneo Bradley Smith, que ainda se recupera de uma lesão no tornozelo.
A Suzuki melhorou bastante em relação ao primeiro dia, colocando Aleix Espargaró na décima posição, 1s4 atrás do líder. Ontem, essa diferença era de 2 segundos. Seu companheiro de equipe, Maverick Viñales também progrediu e fechou em 15°. O novato tentou permanecer o máximo de tempo possível na pista para se habituar à moto de 1000cc.
A Aprilia também teve progressos. Álvaro Bautista ficou em 17°, depois de descartar o chassi 2015 por considera-lo rígido demais. O espanhol utilizou a mesma versão 2014 testada em Valência, no final do ano passado. Marco Melandri, porém, não conseguiu sair da última posição, sendo 4s5 mais lento que o líder.
Sepang 1 – Dia 2
01. Jorge Lorenzo (Yamaha) – 1m59.963s – 56 voltas
02. Andrea Dovizioso (Ducati) – 0.052s – 54 voltas
03. Marc Marquez (Honda) – 0.183s – 67 voltas
04. Daniel Pedrosa (Honda) – 0.297s – 52 voltas
05. Andrea Iannone (Ducati) – 0.428s – 54 voltas
06. Valentino Rossi (Yamaha) – 0.713s – 63 voltas
07. Pol Espargaro (Tech 3 Yamaha) – 0.996s – 57 voltas
08. Cal Crutchlow (LCR Honda) – 1.095s – 62 voltas
09. Bradley Smith (Tech 3 Yamaha) – 1.135s – 51 voltas
10. Aleix Espargaro (Suzuki) – 1.381s – 55 voltas
11. Stefan Bradl (Forward Yamaha) – 1.521s – 49 voltas
12. Hector Barbera (Avintia Ducati) – 1.652s – 42 voltas
13. Hiroshi Aoyama (Honda) – 1.809s – 61 voltas
14. Scott Redding (Marc VDS Honda) – 1.881s – 52 voltas
15. Maverick Vinales (Suzuki) – 1.953s – 56 voltas
16. Danilo Petrucci (Pramac Ducati) – 1.969s – 55 voltas
17. Alvaro Bautista (Aprilia Gresini) – 2.192s – 44 voltas
18. Michele Pirro (Pramac Ducati) – 2.236s – 40 voltas
19. Nicky Hayden (Aspar Honda) – 2.265s – 46 voltas
20. Karel Abraham (Cardion AB Honda) – 2.611s – 51 voltas
21. Loris Baz (Forward Yamaha) – 2.879s – 44 voltas
22. Katsuyuki Nakasuga (Yamaha) – 2.951s – 40 voltas
23. Jack Miller (LCR Honda) – 3.120s – 57 voltas
24. Eugene Laverty (Aspar Honda) – 3.166s – 45 voltas
25. Alex de Angelis (Ioda Aprilia) – 3.436s – 47 voltas
26. Mike Di Meglio (Avintia Ducati) – 3.646s – 42 voltas
27. Takumi Takahashi (Honda) – 3.818s – 60 voltas
28. Marco Melandri (Aprilia Gresini) – 4.524s – 53 voltas