Jorge Lorenzo disse que perdeu o Grande Prêmio do Japão, realizado hoje (11) em Motegi porque a pista secou, destruindo o pneu dianteiro de sua Yamaha M1. O espanhol finalizou a prova em terceiro, atrás de seu companheiro de equipe e rival na briga pelo título, Valentino Rossi.
O bicampeão estava liderando desde a primeira volta e chegou a abrir 3,8 segundos de vantagem para Rossi. Entretanto, na metade da corrida a pista começou a secar, e o espanhol perdeu o ritmo fulminante que vinha imprimindo.
“Foi uma pena porque eu acho que no seco fui o mais rápido e o mais consistente. Também fui veloz na chuva, mas infelizmente a pista secou e meu ritmo do início da corrida provavelmente deixou meu pneu um pouco pior do que o de Valentino e Dani. Quando a pista estava quase seca, o meu pneu dianteiro estava destruído e eu não podia andar como antes.” (Jorge Lorenzo)
Chegar atrás de Rossi foi um golpe duro para Lorenzo, que viu sua diferença para o italiano no campeonato aumentar para 18 pontos, restando apenas três etapas. Contudo, o espanhol ainda mantém a esperança, citando a temporada 2013.
“Era importante terminar na frente de Valentino, mas o campeonato não acabou, porque eu me lembro que em 2013. Naquela temporada, fiquei ainda mais longe de Márquez na classificação, mas perdi o campeonato por apenas quatro pontos. Dezoito pontos é muito, mas se eu ganhar todas as corridas e outro piloto terminar entre mim e Valentino, eu ainda posso ganhar o campeonato.”
Agora, mesmo se Lorenzo vencer as três corridas restantes (Phillip Island, Sepang e Valência), Rossi pode chegar em segundo que ainda conquista o seu décimo título mundial. O Grande Prêmio da Austrália acontece já na próxima semana, 18 de outubro.