Jorge Lorenzo estava radiante após conquistar a pole position para o Grande Prêmio de Valência, hoje (7). O espanhol cravou o impressionante tempo de 1min30s011, colocando quase meio segundo sobre Marc Márquez: “Foi inesperado”, confessou.
Lorenzo e Márquez, assim como Dani Pedrosa e Valentino Rossi vinham brigando pela melhor volta ao longo de todo o dia, com um desempenho relativamente próximo entre eles. Entretanto, no Q2, Lorenzo voou conseguindo uma volta que impressionou até a si mesmo.
“Foi a pole position de minha vida… Eu tive no passado a oportunidade de realizar tempos realmente bons, por exemplo, em 2008, quando ainda tínhamos pneus de classificação reais. Mas, honestamente, o desempenho de hoje será difícil de repetir. A moto funcionou perfeitamente, o pneu traseiro estava em um estado ideal, a tração e a aceleração trabalharam perfeitamente. E eu dirigi perfeitamente em todas as curvas. Estou muito feliz com a volta. A meta para hoje era a primeira fila. A pole position foi inesperada. Quando eu vi o tempo de Marc (1min30s4) esperava me aproximar com 1min30s5 ou 1min30s6, mas às vezes você se surpreende com o tempo de volta. E desta vez foi realmente o caso.” (Jorge Lorenzo)
Apesar da pole position, Lorenzo se mostrou ciente que o que importa mesmo é os resultados na corrida de amanhã (8). O espanhol acha que estar em primeiro o ajuda a fugir das confusões das primeiras voltas.
“Neste sábado cumprimos a nossa missão. Surpreendentemente, eu fiquei em primeiro lugar no grid. Isso é muito importante porque posso, assim, possivelmente escapar da confusão nas primeiras voltas. A tensão é grande, mesmo antes da qualificação. Não é fácil lidar com esta tensão nervosa. Isso pode torná-lo mais fraco, ou pode inspirá-lo e torná-lo mais forte. Felizmente, o segundo aconteceu. Mas o domingo é o dia final. Amanhã é que contam pontos no campeonato. Estamos lutando por uma coisa muito importante. Eu vou fazer o meu melhor e fazer o possível para evitar erros.”
Como Lorenzo pode ser campeão?
Lorenzo está sete pontos atrás de Valentino Rossi no campeonato. Para ser campeão, o espanhol precisa vencer a prova e torcer para que o italiano (que larga em último) não seja segundo colocado. Se ficar em segundo, o companheiro de equipe não pode chegar em terceiro. Se Lorenzo ficar em terceiro, Rossi precisa ficar de sétimo para trás, para que possa descontar a diferença.