Jorge Lorenzo realizou hoje (6) um antigo sonho ao pilotar, pela primeira vez, um carro de Fórmula 1. O espanhol pilotou um Mercedes-Benz no circuito de Silverstone impressionando a equipe com sua rápida adaptação.
O teste foi feito a convite da marca de bebidas energéticas Monster, que patrocina tanto Lorenzo quando a equipe Mercedes, atual líder do campeonato mundial de Fórmula 1, com os pilotos Nico Rosberg e Lewis Hamilton.
Antes, no entanto, Lorenzo precisou “se aclimatizar” com um carro de Fórmula 2 e passar um tempo no simulador da equipe até se acostumar com as reações de um carro de corridas. Só então o espanhol pode pôr as mãos no Mercedes W05, campeão na temporada 2014.
“Em primeiro lugar quero agradecer à Monster por essa oportunidade. Foi uma grande experiência, um sonho se tornando realidade. Os últimos dias têm sido muito especiais para mim. Eu tive a oportunidade de trabalhar com os melhores engenheiros do esporte, pilotei um carro de F2, fiz sessões no simulador e no final tive que pilotar ‘bem'”. (Jorge Lorenzo)
Após pilotar o carro, Lorenzo disse que ficou mais impressionado com a suavidade do W05 do que com a potência do motor V6 Turbo híbrido, que possui cerca de 750 cv. O pentacampeão também destacou a velocidade em curvas muito superior às motos de MotoGP.
“Hoje eu experimentei o que é pilotar um carro de Fórmula 1. Foi um dia incrível, estou muito satisfeito com o tempo de volta que dei na última saída. Pelo que os engenheiros disseram foram tempos competitivos. O carro é muito bom. Eu esperava algo muito mais nervoso e difícil, mas no final correu tudo bem, com o volante, motor, tudo. A aderência em curvas é irreal, uns 40 km/h mais rápido no meio da curva. Também fiquei surpreso com o quão tarde você pode frear e a quantidade de downforce que o carro gera mesmo acelerando em plena curva. É algo desumano.”
Realizado mais um sonho, Lorenzo agora voltará novamente as atenções para a sua Yamaha YZR-M1 e a MotoGP. A próxima etapa, o Grande Prêmio do Japão acontece na próxima semana, no dia 23 de outubro no circuito de Motegi.