Nos treinos livres para o Grande Prêmio de San Marino nessa sexta feira (11), Jorge Lorenzo experimentou um novo apêndice aerodinâmico em sua Yamaha YZR-M1. Com duas “asas” na parte dianteira, o espanhol realmente voou, fazendo uma volta mais rápida que o recorde da pista de Misano.
As asas são muito semelhantes as que a Ducati já utiliza desde o início do ano em sua GP15, apenas posicionadas mais acima. O recurso serve para minimizar empinadas ocasionais (wheliee) assim como também melhorar a estabilidade em frenagem.
No momento, Lorenzo foi o único a tê-la utilizado, no segundo treino livre (FP2), enquanto Valentino Rossi rodou sem elas, até o momento. Entretanto, os dois pilotos da Yamaha já testaram a peça, nos testes privados em Aragón, na semana passada.
O espanhol cravou a impressionante marca de 1min32s871, baixando a marca anterior (1min32s915) que pertencia a Marc Márquez, desde 2013. O piloto da Honda, por sinal, finalizou a sessão em segundo, com Dani Pedrosa em terceiro e Rossi em quarto, quase seis décimos atrás do companheiro de equipe.
Depois de ficar para trás nas últimas etapas, Andrea Dovizioso começou bem o final de semana, ao anotar a quinta melhor marca da sexta-feira. Pol Espargaró e Danilo Petrucci vieram na sequencia, com o piloto da Pramac ainda impressionando após o seu pódio na última etapa, em Silverstone. Confira algumas fotos das “asas” de Jorge Lorenzo em Misano.