Jorge Lorenzo voltou a liderar hoje (4), no último dia de testes coletivos no circuito de Losail, no Catar. O espanhol cravou o tempo de 1min54s810, colocando mais de meio segundo sobre Scott Redding. Marc Márquez fechou em quarto e Valentino Rossi em quinto.
O campeão do mundo estabeleceu a volta mais rápida ainda na primeira hora de atividades, se concentrando depois apenas em fazer simulações de corrida e testar os novos pneus da Michelin. Entretanto, a volta de Lorenzo não é mais rápida do que a pole position conquistada por Andrea Dovizioso no ano passado, 1min54s113.
Curiosamente, a moto que mais se aproximou de Lorenzo foi justamente uma Ducati GP15. Pela equipe satélite Pramac, Scott Redding marcou 1min55s326 e também encerra a pré-temporada em alto astral, pelo menos em um nível muito melhor do que o visto no ano passado quando estava na Marc VDS.
Líder ontem e grande nome do momento, Maverick Viñales caiu para terceiro hoje. Ainda assim, o espanhol conseguiu melhorar seu tempo ficando apenas 7 milésimos acima de Redding. O espanhol completou 48 voltas mostrando que a Suzuki melhorou muito e tem condições de ir bem na primeira etapa, dia 20.
A quarta posição ficou com Marc Márquez. Embora a posição evidencie sua melhora, principalmente em relação à ontem, o espanhol sofreu um novo acidente, permanecendo 90 minutos dentro dos boxes da Honda. De volta à pista, o bicampeão estabeleceu a melhor volta justamente na última de suas 52 passagens.
Mesmo tendo melhorado suas marcas, Valentino Rossi ficou apenas em quinto. O italiano também faz uma excursão para fora da pista, sem maiores consequências e completou 55 voltas, mas viu a diferença em relação a Lorenzo aumentar para 0s619.
A primeira Ducati oficial surgiu apenas na sexta posição com Andrea Iannone. Mostrando que a Demosedici GP16 ainda precisa de muitos ajustes, o tempo do italiano (1min55s535) também chamou atenção por ser quase 1s5 mais lento que o de Dovizioso na pole position de 2015. Vale lembrar que os pneus usados naquela ocasião eram diferentes.
Cal Crutchlow foi o sétimo e Dovizioso o oitavo, após completar 47 voltas. Confirmando que a Ducati GP14.2 ainda pode oferecer muito, Hector Barberá ficou em nono e o espanhol é outro que pode se considerar um dos destaques dessa pré-temporada. Pol Espargaró fechou os dez primeiros. Clique aqui para conferir os resultados de hoje.
No somatório dos três dias, Lorenzo foi o mais rápido com o tempo estabelecido hoje. Aliás, as cinco primeiras posições foram conquistadas na última sessão de testes. Entre os primeiros colocados, apenas Iannone (6º) e Dani Pedrosa (10º) não melhoraram suas marcas de ontem. Confira aqui os tempos combinados.