Os organizadores da MotoGP anunciaram que Jorge Lorenzo, Max Biaggi e Hugh Anderson ganharão status de lenda da categoria nessa temporada. A condecoração acontecerá no Grande Prêmio da Espanha, em Jerez.
Lorenzo é um dos pilotos mais bem sucedidos de todos os tempos, conquistando sua primeira vitória em 2003 e sua 68ª em 2018. Foi duas vezes campeão das 250cc (2006 e 2007) antes de ser outras três vezes na MotoGP (2010, 2012 e 2015).
“Ser nomeado lenda da MotoGP me deixa extremamente feliz. Quando comecei a competir, só o que eu queria era entrar no campeonato“, comentou Lorenzo. “Ser capaz de vencer corridas e de vencer cinco títulos é algo que supera em muito o que eu esperava e tornar-se lenda é algo ainda mais difícil de alcançar. Significa que você deixou uma marca nas pessoas e na história desse esporte. Quero agradecer à Dorna e à FIM pelo apoio durante todos esses anos e por me terem incluído neste grupo especial de pilotos selecionados“.
Com quatro títulos consecutivos nas 250cc em 1994, 1995, 1996 e 1997, Biaggi chegou a ser considerado o piloto italiano mais promissor de sua época. Desde sua chegada a Categoria Rainha em 1998 até sua partida em 2005, Biaggi conquistou 13 vitórias e foi vice-campeão em três ocasiões.
“Estou honrado em me tornar uma lenda da MotoGP e sei que meu nome estará lá para sempre com outros pilotos importantes como Agostini, Aspar, Nieto, Sheene… Estou feliz que meu legado de corridas seja sempre lembrado e é uma sensação boa de que todos os meus anos de trabalho duro ainda estão sendo reconhecidos até hoje. Gostaria de agradecer a todos que decidiram me dar essa honra“, comentou Biaggi.
Aos 84 anos, Hugh Anderson foi quatro vezes campeão mundial, duas nas 50cc (1963/1964) e duas nas 125cc (1963/1965) antes de pendurar o capacete em 1966. No total, o neozelandês soma 25 vitórias no Campeonato Mundial e outras duas no Troféu Turista da Ilha de Man.
“Como me senti ao receber as notícias? No começo, apreensão: minhas realizações relativamente modestas justificam essa honra? Posso fazer justiça a este convite? Algumas horas depois, senti uma sensação de bem-estar ao meu redor. Uma gratificação que o mundo moderno não esqueceu o passado e os pilotos de uma era muito diferente ainda têm algum valor. Uma questão de a história do nosso esporte ser reconhecida no mais alto nível. Obrigado!“, declarou Anderson.
Lorenzo, Biaggi e Anderson se juntam a um grupo seleto que inclui os pilotos, Giacomo Agostini, Mick Doohan, Geoff Duke, Wayne Gardner, Mike Hailwood, Daijiro Kato, Eddie Lawson, Anton Mang, Angel Nieto, Wayne Rainey, Phil Read, Jim Redman, Kenny Roberts, Kenny Roberts Jr, Jarno Saarinen, Kevin Schwantz, Barry Sheene, Marco Simoncelli, Freddie Spencer, Casey Stoner, John Surtees, Carlo Ubbiali, Alex Crivillé, Franco Uncini, Marco Lucchinelli, Randy Mamola, Kork Ballington, Dani Pedrosa, Stefan Dörflinger, Jorge Martinez e Nicky Hayden.