Jorge Lorenzo conquistou hoje (2) a pole position para o Grande Prêmio da Espanha em Jerez. O piloto da Yamaha não deu chances para ninguém, e com o tempo de 1min37s710, colocou quase quatro décimos de vantagem sobre Marc Márquez. Valentino Rossi é quinto.
A sessão foi marcada por muito sol e calor, o que fez os níveis de aderência do circuito andaluz diminuírem em relação aos treinos livres de sexta-feira. Márquez, assim como Bradley Smith sentiram isso na pele, quando caíram durante o FP4, felizmente sem maiores consequências.
O último treino livre foi dominado por Andrea Iannone, dois décimos de segundo à frente de Jorge Lorenzo e Andrea Dovizioso. Mesmo com a queda, Márquez ainda ficou com a quarta posição. Rossi, por outro lado, era apenas em oitavo.
O Q1 foi marcado por uma intensa batalha entre as Ducati de Danilo Petrucci, Yonny Hernandez e Hector Barberá. Apenas Maverick Viñales parecia capaz de ameaçar o trio, mas o espanhol da Suzuki acabou errando e saindo da pista na penúltima volta, perdendo suas chances de pular para o Q2. No final, a dupla da Pramac foi a mais rápida, com Petrucci à frente de Hernandez.
O Q2 foi sem grandes emoções. No momento decisivo, Lorenzo confirmou a velocidade dos treinos livres e dominou, melhorando seus tempos a cada vez que saía para a pista. O bicampeão começou com 1min38s497, depois baixou para 1min38s243 e, em sua última volta válida cravou 1min37s710, superando o recorde do ano passado (1min38s120) de Márquez.
Recuperado do pequeno acidente durante o FP4, Márquez conseguiu assinalar a segunda posição com o tempo de 1min38s300, quase quatro décimos de segundo atrás de Lorenzo. Iannone, ficou com a terceira posição, assegurando um lugar na primeira fila.
Depois de Lorenzo, o grande destaque da classificação foi Pol Espargaró. O espanhol da Tech3 Yamaha esteve sempre entre os primeiros e por alguns minutos chegou a estar em segundo. Nos últimos minutos caiu para quarto, mas ficou à frente de Rossi, que ficou apenas em quinto.
Aleix Espargaró novamente colocou a Suzuki entre os primeiros, dessa vez na sexta posição, fechando a segunda fila. Cal Crutchlow não conseguiu melhorar e ficou em sétimo, assim como Dovizioso, apenas oitavo, quase um segundo atrás de Lorenzo. Hernandez e Smith fecharam os dez primeiros. Confira aqui a tabela de classificação completa.