Jorge Lorenzo venceu hoje (14) o Grande Prêmio da Catalunha de MotoGP. O espanhol precisou pilotar no limite para não ser superado por seu companheiro de equipe, Valentino Rossi, que foi o segundo, apenas 0s8 atrás. Marc Márquez abandonou novamente.
Lorenzo tomou a ponta na largada, que viu as duas Suzuki, de Aleix Espargaró e Maverick Viñales perderem muitas posições. Andrea Dovizioso, Márquez, Bradley Smith e Rossi assumiram os primeiros lugares. Cal Crutchlow foi jogado para fora da pista ainda na primeira volta, quase como se fosse um prelúdio do pesadelo que a Honda viveria voltas depois.
O momento decisivo aconteceu na quinta volta: Márquez já havia superado Dovizioso e estava em segundo, no encalço de Lorenzo quando mais uma vez passou do ponto na forte freada da reta oposta, caindo novamente. Foi o terceiro abandono do bicampeão por acidente em 2015, o que significa que suas chances de chegar ao tri diminuíram muito.
Rossi, que já havia superado Smith e foi beneficiado pelo acidente de Dovizioso pulou para a segunda posição e passou a tentar buscar Lorenzo. Os dois sumiram na dianteira, abrindo grande vantagem, porém sem chegar a disputar diretamente entre si. A honra da Honda foi salva mais uma vez por Dani Pedrosa, que se livrou de Smith e Andrea Iannone para assumir a terceira posição.
Enquanto isso, mais atrás, a melhor briga da corrida acontecia pela sétima posição entre Scott Redding e Viñales. O espanhol da Suzuki não se intimidou com o britânico da Marc VDS Honda conseguindo roubar a sexta posição, depois de uma disputa que teve direito até a saídas de pista.
Viñales também salvaria o dia da Suzuki, já que Espargaró foi mais um a cair, quando ocupava a quarta posição. Lá na frente, distante de todos, Lorenzo e Rossi travavam um duelo particular, nos décimos de segundo. Nas últimas três voltas, o italiano diminuiu a diferença para apenas 1 segundo, mas não foi suficiente. O espanhol conseguiu manter-se à frente até a bandeirada de chegada.
Pedrosa foi o terceiro, quase 20s atrás. Foi o primeiro pódio do espanhol em 2015. Iannone foi o quarto, Smith o quinto e Viñales o sexto. Apesar de ser superado pelo espanhol, Redding marcou sua melhor posição de chegada do ano, em sétimo, à frente de Stefan Bradl, que pôde dizer o mesmo de sua oitava colocação. Danilo Petrucci e Álvaro Bautista completaram os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos.
Agora Rossi lidera o campeonato com apenas um ponto de vantagem sobre Lorenzo, 138 pontos, contra 137. Iannone ultrapassou Dovizioso e agora ocupa a terceira posição com 94. Márquez, com os mesmos 69 pontos cai para quinto. A próxima prova acontece no “templo sagrado” de Assen, na Holanda em 27 de junho.