Jorge Lorenzo venceu hoje (20) o Grande Prêmio do Catar de MotoGP no circuito de Losail. O espanhol superou Andrea Dovizoso e Marc Márquez para ganhar a primeira etapa da temporada 2016. Valentino Rossi acompanhou o pelotão, mas finalizou a corrida apenas em quarto.
Na largada, Lorenzo partiu muito bem e manteve a ponta, seguido de Iannone, Dovizioso e Rossi. Marc Márquez e Maverick Viñales, por outro lado largaram muito mal caindo para quinto e sétimo, tendo Dani Pedrosa no meio em sexto lugar.
Ao chegarem pela primeira vez na reta de chegada, as duas Ducati usaram a farta potencia de seu motor para assumir a liderança, com Iannone à frente de Dovizioso. Lorenzo, assim caiu para terceiro trazendo Rossi em quarto e Márquez em quinto.
Na terceira volta, Rossi comete um pequeno erro e Márquez o ultrapassa, pulando para o quarto lugar. As Ducati ainda lideravam, com Iannone e Dovizioso correndo com bastante desenvoltura à frente de Lorenzo, Márquez e Rossi.
Os cinco primeiros começaram a se distanciar de Pedrosa e Viñales que já formavam um segundo grupo atrás, em quinto e sexto. A maioria das motos – inclusive as Ducati – apostou em correr com pneus macios. Apenas Rossi e Márquez preferiram arriscar correr com duros e médios, pensando mais no final da prova.
Iannone, Dovizioso e Lorenzo brigavam ferozmente pela liderança até que na sexta volta, o italiano da moto 29 acabou escorregando e caindo sozinho na curva 1 abandonando imediatamente a corrida. Foi um golpe duro para o desenvolvimento da corrida, deixando a situação muito mais fácil para o campeão do mundo.
Agora, a liderança estava com Dovizioso, sendo acossado por Lorenzo. Márquez e Rossi apenas observavam logo atrás e o resto do pelotão já vinha longe, com Pedrosa trazendo Viñales e sua Suzuki. Faltando 14 voltas, o campeão do mundo finalmente conseguiu recuperar a liderança com uma manobra certeira sobre a Ducati.
Dovizooso, no entanto, permaneceu próximo, trazendo Márquez e Rossi. Os quatro mantinham uma disputa próxima, mas sem ataques direitos. Pedrosa, na quinta posição, já vinha mais de três segundos atrás. Enquanto isso, Stefan Bradl se acidentava e era outro a deixar a prova com sua Aprilia.
Dovizioso se mantinha próximo a Lorenzo, mas ao mesmo tempo dava a impressão que seu ritmo estava contendo Márquez e principalmente Rossi, que já vinha 1s6 atrás do líder. Na frente, o líder começava a mostrar o equilíbrio superior da Yamaha e, ao marcar 1min54s927, Lorenzo quebrou o recorde da pista de Losail, que pertencia a Casey Stoner desde 2008.
Faltando apenas cinco voltas, Lorenzo parecia ter uma liderança estabelecida. Por outro lado, Dovizioso era cada vez mais acossado por Márquez, agora em busca do segundo lugar. No meio do circuito, o piloto da Honda deu o bote e conseguiu superar a Ducati.
Na última volta, Rossi se aproximou de Dovizioso e parecia que podia pegar o último lugar do pódio, mas o que aconteceu foi que o piloto da Ducati é que acabou recuperando o segundo lugar de Márquez, proporcionando uma briga final entre os três.
Márquez ainda tentou uma última cartada, colocando a moto ao lado de Dovizioso na ultima curva da última volta. Mas, escorregou demais permitindo que o italiano fizesse o “X” e retomasse o segundo lugar na reta de chegada. Rossi tentou aproveitar, mas também não conseguiu superar o piloto da Honda.
O eneacampeão acabou fora do pódio em quarto, com Pedrosa há longínquos 12 segundos atrás em quinto. Depois de muita expectativa, Viñales acabou apenas em sexto, com Pol Espargaró em sétimo, Bradley Smith em oitavo, Hector Barberá em nono e Scott Redding fechando os dez primeiros. Confira aqui os resultados completos.