Ao encerrar os primeiros testes pré-temporada de 2016, em Sepang na Malásia com o melhor tempo, Jorge Lorenzo era só sorrisos. O espanhol se mostrou muito satisfeito com os progressos da Michelin nos compostos de pneu.
O novo campeão do mundo estabeleceu o melhor tempo em 1min59s580, quase um segundo mais veloz que o seu companheiro de equipe Valentino Rossi, uma diferença gigantesca. Falando com a mídia espanhola, Lorenzo admitiu que o começo de ano foi melhor do que o esperado.
“É um início da temporada que não poderia ter sonhado. Um 1s sobre o segundo, 1s3 no terceiro… a Yamaha tem possivelmente a moto mais completa. Com os pneus Bridgestone não poderíamos capitalizar a nossa vantagem em alguns circuitos, mas com a Michelin é possível.” (Jorge Lorenzo)
Os jornalistas pediram para que Lorenzo continuasse, explicando a grande diferença da Yamaha sobre as demais equipes. O espanhol acabou confessando que a equipe de fábrica possui vantagens que o time satélite (Tech3), por exemplo, não tem.
“A explicação é simples. Smith e Espargaró (da Tech3) tem a mesma moto, mas não podem usar esse potencial. Eu não posso dizer o porquê. Eles não testaram o novo pneu dianteiro que pode dar meio segundo de vantagem. Todos os dias eles ficaram entre 1 e 2 segundos atrás, então pode-se dizer que a Yamaha (de fábrica) e a Michelin trabalham bem de forma automática. Posso tirar proveito do pneu, o que não significa que seja fácil. Estou muito feliz com a Michelin porque eles têm dado um grande passo em frente com o feeling no pneu dianteiro. Eles têm feito um grande trabalho, porque agora se parece mais com o pneu do ano passado”.
A volta mais rápida do teste foi conseguida com pneu traseiro duro, já que a Michelin retirou os macios de circulação após o acidente de Loris Baz, na terça-feira (2). “Se tivéssemos tido pneus macios, teria baixado mais meio segundo“, disse Lorenzo.
Sobre as dificuldades da Honda, o campeão acha que é uma questão de tempo até voltarem ao topo: “estamos agora melhor do que outros, mas a Honda nos alcança certeza. Honda e Ducati só precisa de mais tempo para entender os pneus“, encerrou.