Confiante. Assim estava Jorge Lorenzo após se classificar em segundo lugar hoje (10) para o Grande Prêmio da Catalunha de MotoGP. O espanhol disse que o desgaste de pneus será um desafio para todos.
Ao contrário da Yamaha, a Ducati rendeu muito bem no circuito de Montmeló, agora com o mesmo traçado da Fórmula 1, em virtude do acidente de Luis Salom, no ano passado. A marca italiana ainda conta com Danilo Petrucci em terceiro, Hector Barberá em sexto e Andrea Dovizioso em sétimo.
“Aqui tenho velocidade e confiança para fazer melhor do que Mugello, embora esta manhã eu tenha tido dificuldades e fizemos uma mudança radical na moto para a tarde. Eu lutei um pouco, mas fui consistente e não cometi muitos erros. Um bom ponto da moto é que não temos muita graining na dianteira, mas na traseira estamos perdendo um pouco de aderência, então tentaremos descobrir isso amanhã no Warm Up.” (Jorge Lorenzo)
Apesar de Ducati estar melhor que a Yamaha e em condições de igualdade à Honda, Lorenzo reconheceu que o calor e o desgaste de pneus serão fatores complicados de gerenciar durante a corrida. O pentacampeão, no entanto acha que seu estilo de pilotagem suave pode ser um trunfo.
“Esta é uma pista dura para andar e amanhã será um pesadelo para todos, mas estou melhorando e sou mais suave com o acelerador, então vamos ver. Em Jerez, foi o primeiro pódio, em Mugello na primeira vez na liderança, agora a primeira vez na primeira fila, então vamos tentar manter isso.”
Correndo em casa, Lorenzo é um exímio conhecedor do circuito de Montmeló, já tendo vencido cinco vezes no campeonato mundial: em 2007, ainda nas 250cc, e depois em 2010, 2012, 2013 e 2015 já na MotoGP.