O número de motocicletas roubadas em Londres está crescendo de forma assustadora e seus moradores já estão fartos da impunidade. Por isso surgiram nas últimas semanas, grupos de vigilantes dispostos a combater os crimes.
Um anúncio apareceu no quadro de avisos no Ace Café, famoso ponto de encontro de motociclistas na capital inglesa. “Teve sua motocicleta roubada recentemente? Quer pegar estes desgraçados? Dar uma surra neles? Junte-se à nossa caça da T-Max com ‘Jack The Lad‘”, dizia o comunicado.
A referência à Yamaha T-Max deve-se ao fato de que a grande maioria dos roubos ter acontecido da mesma forma: com uma dupla de ladrões montados nesse scooter efetuando o furto e empurrando a moto embora.
A iniciativa, no entanto, não está sendo bem vista pelas autoridades. O Ace Café, por exemplo, logo retirou os anúncios alegando que “não é algo que apoiam”. A Polícia Metropolitana de Londres já está agindo a respeito com a chamada “Operação Veneza” e também desaconselha ações por conta própria.
“A polícia não apóia atividades de indivíduos ou grupos que visem criminosos suspeitos“, disse Mark Payne, superintendente da Polícia Metropolitana. “Este tipo de ação pode comprometer ou interferir com as investigações em andamento e nosso conselho para quem tem informações sobre um suspeito ou testemunha de um crime é entrar em contato conosco o mais rápido possível“.
Apesar dos esforços, desde a introdução da Operação Veneza em abril de 2015, mais de 11.389 crimes envolvendo ciclomotores já aconteceram em Londres. Vídeos sobre roubos de motos em volta e meia são vistos no Notícias Motociclísticas, como essa tentativa de assalto ainda essa semana.