Para uma empresa, especificamente do ramo automobilístico, o seu logotipo é uma parte fundamental de seu sucesso. Por isso elas tem uma preocupação quase obcessiva em destacá-los. Mas o que eles significam?
Quem estudou publicidade e propaganda sabe da importância de algo chamado “valor agregado”. Isso é particularmente importante na indústria de carros e motos; pessoas chegam a fazer tatuagens com esses logotipos, que transcendem o seu objetivo primário e viram um estilo de vida.
Mas de onde esses nomes (e particularmente os designs de seus logotipos) vieram, e por que? Aqui está uma breve história por trás de dez dos principais e mais reconhecíveis logotipos de fabricantes de motocicletas da atualidade.
Honda
Ao contrário de outras empresas, que utilizam o mesmo logotipo para fazer carros e motos, a Honda optou por dividir os segmentos: os automóveis tem um “H” estilizado. As motocicletas uma asa alada que foi desenhada inicialmente pelo próprio Soichiro Honda.
A inspiração para esse logotipo foi a deusa grega Nice, que personificava a vitória, força e a velocidade. Representada por uma mulher alada, suas asas retratadas em esculturas e desenhos lembram bastante o design escolhido pela Honda. Vá em frente, procure e compare!
Yamaha
Na verdade, a Yamaha é uma empresa originalmente criada para fabricar instrumentos musicais. Esse é o seu principal negócio. Eles só começaram no ramo de motocicletas em 1955 e ficaram tão bons nisso que hoje a logomarca é conhecida em ambos esses mundos quase que por igual.
E por que três diapasões? Eles são usados para afinar instrumentos musicais e simbolizam o relacionamento cooperativo que conecta os três pilares da empresa: tecnologia, produção e vendas. O design dentro de um círculo foi padronizado em 1967 e foi atualizado esse ano.
Kawasaki
A Kawasaki também tem nas motocicletas apenas uma fração de seu negócio. No Japão e na Ásia, a firma mãe, Kawasaki Heavy Industries, como o nome diz, produz máquinas da pesada, como trens, embarcações, helicópeteros e até aviões.
O primeiro logotipo surgiu em 1961 e incluía uma bandeira representando um símbolo japonês, o “River Mark” (acima), que celebra a herança e o legado da marca no transporte marítimo. Parte desse logo foi reintroduzido de volta em 2014 com a Ninja H2R.
Mas seu logotipo mais conhecido foi criado em 1967, composto por um grande “K”, que foi escolhido por suas associações com o Japão e compartilhado por todas as divisões da empresa. Em 2021, no entanto, a Kawasaki Motors se separou da Heavy Industries e eles adotaram definitivamente River Mark como seu símbolo de identidade corporativa.
Suzuki
A Suzuki Motor Corporation atua no mercado desde 1909, quando foi fundada pelo industrial Michio Suzuki. Basicamente foram apenas dois logotipos criados. O primeiro apresentava duas águias espelhadas que se olhar bem formam a letra S. Bem criativo, não?
Esse logotipo durou até 1958, quando foi introduzida um design mais clean da mesma ideia, dispensando as águias, mas mantendo o S estilizado. Em termos de cores, a única diferença da versão anterior é o azul e o vermelho em vez de preto e continuam a dar o tom principal da Suzuki até os dias atuais.
Ducati
A Ducati foi outra empresa que não começou fazendo motocicletas. Inicialmente, o seu negócio eram produtos eletrônicos de rádio. Apenas após a Segunda Guerra Mundial é que eles criaram o seu primeiro veículo de duas rodas. O sucesso foi tão grande que em 1953 as duas divisões, Ducati Meccanica SpA (produtora de motos) e Ducati Elettronica, se separaram, levando à criação de um novo logotipo.
A Ducati usou diversos logotipos nas décadas de 1950 e 1960. O atual é um produto da Landor Design e vem sendo utilizado desde 2008. Sendo uma empresa bolonhesa, de cor vermelha, orgulhosa da paixão que provoca, o brasão atual lembra um coração, tal qual os vizinhos da Lamborghini.
BMW
O logotipo da BMW Motorrad é exatamente igual ao da BMW que fabrica carros. As duas razões sociais fazem hoje parte de um grupo que ainda inclui as marcas Mini e Rolls-Royce. Muitas pessoas acreditam que se trata de uma hélice estilizada, mas a verdade é um pouco diferente.
De acordo com Fred Jakobs, do BMW Group Classic, a empresa surgiu de uma renomeação do fabricante de motores de aeronaves Rapp Motorenwerke, em Munique, Baviera. Quando foi registrada pela primeira vez em 1917, eles manteram o formato redondo do antigo logotipo Rapp, mas com as letras BMW e o círculo interno exibindo as cores do estado da Baviera – branco e azul.
Triumph
As motocicletas Triumph datam de 1885, quando os imigrantes alemães Siegfried Bettmann e Maurits Schulte começaram a fabricar bicicletas em Coventry, Inglaterra. Eles ficaram conhecidos por fazerem também ótimos carros esporte e venderam a divisão de motocicletas em 1936. Foi quando as origens do logotipo atual, com o R e o H ligados surgiram.
Esse logotipo permaneceu essencialmente inalterado até o colapso da empresa em 1983. Quando John Bloor comprou e relançou a marca Triumph em 1991, uma versão mais nítida foi criada, que foi suavizada em 2005. A versão atual, um com um ícone triangular que lembra a bandeira da União britânica, foi inaugurada em 2013.
Harley-Davidson
Chamado pelos íntimos de Bar & Shield (barra e escudo), o logotipo da Harley-Davidson surgiu por volta de 1910 (embora a empresa operasse desde 1903) e quem o criou permanece um mistério. Alguns acreditam que foi concebido pela tia dos irmãos Davidson.
A primeira patente para o logotipo foi emitida em 1911 e ao longo dos anos ele assumiu muitas variações. A Harley mesma usou muitos outros designs, especialmente na fase em que pertencia à AMF. Mas o Bar & Shield, em laranja, preto e branco continua sendo o mais reconhecido.
Moto Guzzi
Marca pouco conhecida no Brasil, a Moto Guzzi é a mais antiga fabricante de motocicletas da Itália. Foi fundada por três amigos do Corpo Aéreo Italiano após a Primeira Guerra Mundial: Giorgio Parodi, que ficaria a cargo da parte financeira; Carlo Guzzi, que projetaria as motos; e Giovanni Ravelli, um exímio piloto, que se encarregaria da promoção.
Tragicamente, Ravelli morreu em um acidente de avião logo após a guerra. Guzzi e Parodi continuaram e homenagearam seu amigo na forma da águia no logotipo da empresa, praticamente idêntica às asas de seu uniforme militar. O logotipo foi atualizado várias vezes ao longo dos anos, a última vez em 2007.
Royal Enfield
Originalmente uma fabricante inglesa de armamentos, a Royal Enfield chegou a ter o lema “Made Like a Gun” (fabricada como uma arma) em seus primeiros anos, antes de mudar definivamente para mãos indianas em meados do século passado.
O logotipo circular original tinha o desenho de um canhão e se desenvolveu a partir daí. Semelhante ao antigo brasão, a versão atualizada foi introduzida em 2013-2014, quando a identidade da marca passou por uma reformulação completa, incluindo a marca, o brasão e a tipografia.