A LiveWire, a subsidiária de motos elétricas da Harley-Davidson registrou perdas significativas no primeiro trimestre de 2024. Eles venderam menos e arrecadaram menos do que no ano anterior, embora o comunicado oficial tente soar otimista.
O autoproclamado lançamento bem-sucedido do modelo mais recente, a S2 Mulholland, contribuiu para um aumento de 86% nos números de vendas. O que é impressionante em termos percentuais, se você não tem a visão completa da situação para compreender.
A coisa toda fica menos impressionante quando se sabe que apenas 63 motocicletas LiveWire foram vendidas no primeiro trimestre de 2023. Com o aumento de 86%, o primeiro trimestre de 2024, viu vendas totais de insignificantes 117 unidades.
Naturalmente, o volume de negócios proveniente apenas da venda de motocicletas também diminuiu, de 1,5 milhão de dólares no primeiro trimestre de 2023 para US$ 1,2 milhão no primeiro trimestre de 2024, o que significa que a marca perdeu muita margem por motocicleta vendida.
As vendas totais diminuíram de US$ 7,8 milhões no primeiro trimestre de 2023 para US$ 5 milhões. Por outro lado, os custos operacionais totais do fabricante aumentaram 22%, de US$ 24,9 milhões para US$ 30,4 milhões. Isso faz com que a perda aumente em 12%, para US$ 23,6 milhões.
Apesar dos números decepcionantes, a LiveWire ainda espera vender de 1.000 a 1.500 motocicletas ao longo de 2024 e ajustou “positivamente” as perdas esperadas para todo o ano. A marca controladora Harley-Davidson também passa por momentos difíceis.
As vendas totais se mantiveram estáveis, graças a uma melhora de 6% no mercado americano e de 2% na América Latina. Porém na Ásia elas retrocederam 12% e na Europa e Oriente Médio outros 11%. Considerado que o Q1 de 2023 viu uma queda de 12% sobre o ano anterior, isso também não parece muito auspicioso…