Apesar da notável expansão alcançada nos últimos anos, a KTM ainda tem muitos segmentos para preencher. Um deles é o de média cilindrada, que deve ser ocupado ainda esse ano com uma nova linha 490cc.
A publicação automotiva indiana GaadiWaadi cita uma apresentação para investidores vazada da empresa mãe, Pierer Mobility, que nos dá uma bela ideia de como será a linha 490cc. São quatro modelos visíveis (embora borrados): uma Duke, uma Adventure, uma crossover e possivelmente uma supermotard.
As informações vão de encontro com as últimas que tínhamos, uma entrevista com o próprio CEO da KTM, Stefan Pierer de dois anos atrás em que comentava os planos para a linha 490cc. “Vai demorar cerca de dois anos para obter o primeiro produto, então 2022“, disse na ocasião.
A introdução de uma linha 500cc, por assim dizer, é de suma importância para as fabricantes atuais. O segmento faz a ponte entre as motocicletas de pequeno deslocamento para as grandes, que começam de 650cc para cima. Normalmente são a “primeira moto grande” de muita gente.
As 500cc, entretanto, não são potentes (e caras) quanto as superiores e na Europa ainda podem se enquadrar no nível de condução A2, onde estão a maioria dos motociclistas, que buscam uma opção mais forte para passear. Em outras palavras, a KTM está de olho no sucesso da linha Honda CB500.
Se o cronograma for mantido (e não aparecer nenhum vírus ou guerra para mudar tudo no caminho), a primeira KTM 490cc deve aparecer no final do ano como modelo 2023. Dificilmente os austríacos lançarão quatro modelos de uma vez. A pioneira deve ser uma Duke. O que você acha?