A Kawasaki apresentou ontem (1º) para o mercado europeu a linha 2023 da Ninja 400 e Z400. As médias bicilíndricas ganharam um motor revisado para se adequar aos novos limites de emissões e novos grafismos.
O anúncio acontece em meio à rumores de que a marca japonesa estaria desenvolvendo uma nova Ninja ZX-4R de quatro cilindros para irromper a cena nos próximos anos. Enquanto isso não se confirma, as ótimas biciclíndricas continuam no modelo 2023 apenas com pequenos ajustes.
Acontece que, devido à pandemia e a falta de insumos, a linha Ninja 400/Z400 estava praticamente fora de catálogo na maioria dos países europeus desde o início de 2021. Agora, elas estão de volta, com o motor de dois cilindros em linha e 399 cm³ totalmente em conformidade com o Euro5.
Felizmente, os cada vez mais rígidos índices de emissões (cerca de 10% a menos nas emissões de CO₂ em relação ao modelo anterior) não fizeram com que o motor de refrigeração líquida perdesse muito poder de fogo. São 45 cv a 10.000 rpm e 37 Nm a 8.000 giros, apenas 1 NM a menos. O consumo também foi melhorado.
A estrutura básica permanece inalterada: quadro de aço tubular e braço oscilante de aço. A carroceria segue o design chamado pela Kawasaki de “Sugomi”, uma tendência inaugurada em 2018. Os gráficos são novos, embora as cores sejam as mesmas: Lime Green/Ebony “KRT Edition” ou Metallic Carbon Gray/Metallic Matte Carbon Gray.
Praticamente o mesmo pode ser dito sobre a Z400. A versão naked é um kg mais leve e pode ser adquirida em duas opções de cores. Candy Lime Green/Metallic Spark Black ou Pearl Robotic White/Metallic Matte Graphenesteel Gray. A Kawasaki não anunciou o preço, mas disse que ambas devem aterrissar nos concessionários europeus em agosto.