Embora ainda estejamos esperando por informações e imagens oficiais, tudo indica que a linha CB 500 deve ganhar atualizações na Europa no modelo 2022. As mudanças alteram as especificações técnicas das motos.
Documentos de homologação da União Europeia recém protocolados revelam que os três modelos da linha, CB500F, CB500X e CBR500R (que permanece em produção) estão recebendo um conjunto correspondente de atualizações que não devem alterar muito sua aparência, mas oferecem uma evolução sobre os atuais.
A papelada da UE mostra que o motor continua o mesmo, um bicilíndrico em linha de 471 cm³ que rende 50,4 cv de potência a 8.500 rpm e 4,45 kgm.f de torque a 7.000 rpm. O peso líquido também é o mesmo, com exceção da CB 500X, que passou de 196 kg para 198 kg. A crossover pode estar recebendo um tanque maior.
O comprimento e a altura da CBR500R são os mesmos em 2022, mas é ligeiramente mais larga com 29,9 polegadas em vez de 29,7 polegadas, sugerindo uma mudança no guidão. O mesmo acontece com a CB500F (de 31,1 polegadas para 31,5 polegadas) e CB500X (de 32,5 polegadas para 32,7). As outras medidas permanecem iguais.
Uma melhoria significativa que está chegando diz respeito aos freios. A linha CB 500 2022 adota, pela primeira vez, dois discos na roda dianteira, embora os documentos não revelem o tamanho. O modelo atual conta com disco único de 310mm mordido por uma pinça de dois pistões.
A papelada não indica mudanças na suspensão mas, com a introdução de um segundo disco de freio, é quase inevitável que garfos, rodas e amortecedor também sejam melhorados para equilibrar o conjunto. Fica evidente o trabalho da Honda para melhorar o manuseio das motos.
Desde que retornou ao mercado em 2013, a linha CB500 é um dos pilares de vendas da Honda no segmento de médias. A última atualização relevante aconteceu na introdução do modelo 2019. As novidades devem aproximar as motocicletas da faixa de 600/650cc, pelo menos em termos de ciclística e equipamentos.