Desde que a BMW apresentou a inteiramente nova linha R18, no ano passado, a série K1600 caiu no esquecimento. Mas esses documentos de homologação mostram que as cruisers devem ser atualizadas para 2022.
Documentos de aprovação alemães do Kraftfahrt Bundesamts (KBA) revelam que a K1600GT, K1600GTL e K1600B (Bagger) já estão prontas para continuar em serviço em 2022. O mesmo não se pode dizer da K1600 Grand America, que não aparece listada. Os modelos foram revigorados pela última vez em 2017.
Os papeis também revelam que o motor de seis cilindros em linha recebeu aprovação para as atuais normas de emissões ambientais da Europa (Euro5), sem perder a potência que tinha, ou seja, 158 cv, mas com significativamente menos óxido de carbono e hidrocarbonetos lançados na atmosfera.
Mas não é apenas o motor que será atualizado. De acordo com a revista alemã Motorrad, as cruisers devem receber os mais recentes sistemas eletrônicos de assistência e controle, como o painel digital TFT de 10’5 polegadas (que equipa a R1250RT), assim com o famoso controle de cruzeiro adaptativo baseado em radares.
Quando a BMW fará a apresentação é um mistério. A marca alemã já disse que não vai aparecer no Salão de Milão em novembro. Mas há sinais de que não vai demorar, pois os sites oficiais na Bélgica, Grécia, Luxemburgo, Portugal e Suíça mudaram sutilmente as URLs das páginas do modelo colocando “-2020” ao final dos links.
Esse tipo de mudança indica que a BMW está preparando novas páginas para os modelos atualizados com os links antigos. Também sugere que as motos permanecerão com a sigla K1600, o que significa que os motores permanecerão próximos à cilindrada atual de 1.649 cm³.