Andrea Dovizioso não decepcionou seus fãs no primeiro dia de treinos livres para o Grande Prêmio do Japão de MotoGP hoje (13) em Motegi. O italiano encerrou o dia na liderança, 0s043 à frente de Marc Márquez e, apesar da pista molhada, gostou muito do que viu.
Dovizioso disse que sua Ducati GP17 está rendendo bem na pista molhada: “Estou confiante, mas tudo pode acontecer. Especialmente em relação ao clima. Preferiria que secasse no sábado. Estaríamos preparados para tudo o que poderíamos esperar no domingo“, revelou aos Speedweek.
A satisfação de Dovizioso vem do fato de que Márquez parece estar mais próximo do limite da aderência, tanto que chegou a cair em uma das sessões. Outro motivo é o fraco desempenho da Yamaha, que deixou seu outro adversário, Maverick Viñales bem para trás.
“Não tivemos problemas com a aderência. Eu acho que depende da moto. É só você olhar Valentino Rossi (12º), que geralmente é muito competitivo na chuva. Mas ele e Maverick têm problemas. Certamente há uma razão para isso“, explicou Dovizioso antes de acrescentar que Márquez cresce em classificações e corridas. “Absolutamente, isso é normal“, sorriu o italiano, que está 16 pontos atrás do espanhol, na pontuação.
A Ducati normalmente rende bem no circuito de Motegi e a confirmação disso foi o igualmente bom desempenho de Jorge Lorenzo, quarto colocado nos tempos combinados, a apenas 0s173 de Dovizioso. Entre em terceiro, ficou Aleix Espargaró, da Aprilia. Os treinos classificatórios começam esta noite a partir das 00h30 (horário de Brasília).