A Liberty Media Corporation, empresa norte-americana proprietária da Fórmula 1 anunciou hoje (1ª) a compra da MotoGP. Carmelo Ezpeleta, no entanto, permanecerá no cargo e a sede permanecerá na Espanha.
A venda do produto MotoGP já era especulada há vários meses. A marca era dividida entre um fundo de investimentos britânico, um fundo de pensões canadense e entre a família Ezpeleta, que adquiriu os direitos do Campeonato Mundial em 1992.
Agora, a Liberty Media está assumindo aproximadamente 86% da MotoGP, com a administração da Dorna retendo 14% do seu capital no negócio. A transação foi fechada por cerca de 4,2 mil bilhões de euros, com um valor patrimonial de 3,5 bilhões de euros.
“Estamos entusiasmados por expandir o nosso portfólio de ativos líderes em esporte e entretenimento ao vivo com a aquisição da MotoGP”, disse Greg Maffei, presidente e CEO da Liberty Media. “MotoGP é uma liga global com uma base de fãs leais e entusiasmados, corridas cativantes e um perfil financeiro altamente gerador de fluxo de caixa.“
Fundada em 1991 por John C. Malone, a Liberty Media tem três divisões: Fórmula 1, Sirius XM (que tem duas empresas de entretenimento de áudio/streaming) e Live Nation Entertainment, uma produtora de eventos ao vivo com base em Beverly Hills.
“Carmelo e sua equipe administrativa construíram um grande espetáculo esportivo que podemos expandir para um público global mais amplo. O negócio tem vantagens significativas e pretendemos fazer crescer o esporte para os fãs de MotoGP, equipes, parceiros comerciais e os nossos acionistas“, acrescentou o executivo.
Carmelo Ezpeleta, CEO da Dorna Sports desde 1994 também se mostra otimista: “Este é o próximo passo perfeito na evolução do MotoGP e estamos entusiasmados com o que este marco traz à Dorna, ao paddock do MotoGP e aos fãs das corridas”, disse o espanhol.
“Estamos orgulhosos do esporte global que desenvolvemos e esta transação é uma prova do valor do esporte hoje e do seu potencial de crescimento. A Liberty Media tem um histórico incrível no desenvolvimento de ativos desportivos e não poderíamos desejar um parceiro melhor para expandir a base de fãs do MotoGP em todo o mundo“, adicionou.
O anúncio da compra da MotoGP acontecia dias antes do GP dos Estados Unidos e isso não é por acaso. Sendo uma empresa norte-americana, a Liberty Media deverá promover a Categoria Rainha do motociclismo na América do Norte, tal como fez com a Fórmula 1 com grande sucesso.
Isso pode significar o início do fim da “era espanhola” na MotoGP, marcada por uma forte interação entre a Dorna Sports e o campeonato espanhol de motociclismo, que já foi gerenciado por Ezpeleta. Foi através dessa relação próxima que surgiram nomes como Alex Crivillé, Sete Gibernau, Dani Pedrosa, Jorge Lorenzo, Marc Márquez, Fabio Quartararo e Pedro Acosta.
Coincidentemente ou não, a temporada 2024 também marca a volta de uma equipe norte-americana à MotoGP, a Trackhouse Racing, que entrou no lugar da RNF Racing. A apresentação aconteceu em Los Angeles com a presença de Kevin Schwantz e Wayne Rainey, ex-campeões do Mundial.