Na Inglaterra está na moda ressuscitar marcas que construíram a história do motociclismo local. É o caso da Norton, BSA, Royal Enfield e Levis, que acaba de anunciar o seu retorno 70 anos após fechar as portas, com um modelo Café Racer de motor 1200cc V6.
Sediada em Birmignham, uma das metrópoles mais industrializadas da Inglaterra, a Levis estabeleceu-se em 1911 construindo boa fama em ruas, estradas e até corridas, graças aos seus motores de 2 tempos, chegando inclusive a vencer no Troféu Turista da Ilha de Man em 1920.
Os primeiros modelos de quatro tempos surgiram apenas em 1928 e foram produzidos até 1941, quando o esforço de guerra inglês parou a produção durante a Segunda Guerra Mundial. Infelizmente, a Levis nunca mais recuperaria o fôlego perdido encerrando as atividades definitivamente em 1946.
Mais de setenta anos se passaram até o nome ser comprado por Phil Bevan que, ao lado do projetista Steve Kirk construiu uma nova motocicleta em torno de um motor 2.0 V10 que possuía: “percebi que esse propulsor tinha apenas 13 polegadas no cabeçote” explicou. “Foi quando tomamos a decisão de construir uma moto“.
Montado transversalmente no quadro como uma Moto Guzzi, o motor foi transformado em um V6 de 1200 cilindradas. O ângulo de inclinação, no entanto, é incrivelmente fechado (apenas 22º) e a ordem de disparo dos cilindros extremamente incomum (1-2-3-4-5-6), o que garantiu relativa suavidade suavidade e até dispensou a utilização de um eixo balanceador.
“Com o V em uma disposição tão apertada e com nossa ordem de disparo, o motor soa um pouco como três Harleys funcionando juntas“, explicou Bevan. “O desenvolvimento está indo bem e pretendemos atingir uma potência máxima de cerca de 122 cv“, projeta.
O quadro, embora tenha recebido um banho de cromo, é de aço inoxidável. E apesar de possuir uma estrutura claramente Café Racer, Bevan explica que as unidades atualmente em produção foram modificadas para que possam ser facilmente adaptadas às preferências e aos requisitos pessoais dos proprietários.
O modelo das fotos ainda é uma unidade pré-produção e será exposto no concurso de elegância “Salon Prive” no Palácio de Blenheim entre 30 de agosto a 1º de setembro. A motocicleta também será vista no “Goodwood Revival” de 7 a 9 de setembro.
Parece exótica demais? Os novos donos da Levis são puro entusiasmo e garantem que quatro outros modelos serão criados em torno do motor 1200 V6: uma Urban Roadster, uma Flat Tracker e duas esportivas. A produção deve estar funcionando plenamente até março de 2019.