A onda retrô pode render mais um fruto importante. Segundo a imprensa inglesa a BSA, uma das mais tradicionais marcas britânicas de motocicletas pode estar voltando às atividades graças ao investimento de novos donos.
O interesse vem da Mahindra Ltd, importante conglomerado indiano de veículos motorizados. A aquisição foi feita por uma de suas subsidiárias, a Classic Legends Pvt Ltd, a um custo de 12 milhões de reais. “A CLPL agora tem a licença para utilizar a marca BSA para a comercialização e distribuição de motocicletas”, disse a Mahindra em um comunicado.
Não é o primeiro movimento da Mahindra nesse sentido. Em 2015, a marca adquiriu 51% da PSA, grupo que possui entre outras a Peugeot Motorcycles. Na Europa e na Ásia, a marca francesa é forte no segmento das duas rodas, principalmente de baixa cilindrada, como motonetas e scooters.
Fundada em 1861, a BSA (Birmingham Small Arms Company) foi um grupo de empresas que fabricava uma grande variedade de produtos, desde armas militares até carros, ônibus e motos. No seu auge, foi o maior produtor de motocicletas do mundo, mas desde a segunda metade do século 20, quando se separou da firma mãe tem passado por vários donos diferentes, sem a mesma importância.