Phil Read, um dos mais bem sucedidos pilotos da história do motociclismo foi hospitalizado nos últimos dias. O britânico de 82 anos sofre de vários problemas de saúde.
Read, que conquistou oito títulos mundiais e 52 vitórias em diversas categorias entre 1961 e 1976 já sofre há alguns anos de doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), o que dificulta a respiração e reduz sua energia. Além disso, o ex-piloto descobriu recentemente um câncer na próstata, motivo de sua nova baixa ao hospital.
“Sinto muito, amigos. Você não tem ouvido muito de mim ultimamente. Motivo: voltei ao hospital para curar o câncer de próstata”, disse Read em suas redes sociais. “Agora moro sozinho, então no isolamento não pude ver ou visitar minha grande família como a maioria de nós. Estou particularmente afetado porque sofro de DPOC, o que torna meu movimento lento e dificulta a respiração“, completou.
Apesar da idade avançada, Read manteve o gosto pela aventura inalterado. Em 2018, o ex-piloto anunciou que pretendia ser a primeira pessoa a cruzar o Canal da Mancha em um girocóptero totalmente elétrico. A tentativa, no entanto, não foi adiante por falta de fundos.
Em 2015, Read participou do “World GP Bike Legends” evento que reuniu pilotos e motos da era de ouro do motociclismo, com uma Suter V4. No ano passado chegou a contrair Covid-19 conseguindo se recuperar. Parece pouco provável que volte aos eventos com o fim das restrições no Reino Unido.