A Honda Racing Corporation (HRC) anunciou a sua formação para as 8 Horas de Suzuka, a mais prestigiada corrida de longa duração do motociclismo que deve acontecer em agosto. A grande novidade é a participação do jovem espanhol Iker Lecuona.
Lecuona, que até o ano passado estava na MotoGP com a Tech3 KTM decidiu mudar de ares esse ano, aceitando um convite da Honda para disputar o Mundial de Superbike (WorldSBK). Contrato que permite participações como essa. A Honda dedica muita atenção às 8 Horas de Suzuka.
“Estou muito entusiasmado com essa grande oportunidade. Será a minha primeira corrida de Endurance e estou curioso para saber o meu nível“, disse Lecuona. “Sei que Suzuka é uma corrida dura, mentalmente exigente, onde vai estar muito calor, mas mal posso esperar para entrar na pista e correr“.
Ao lado de Lecuona, a Honda aposta em nomes mais experientes, como Tetsuta Nagashima e Takumi Takahashi, ambos pilotos de testes da fabricante japonesa. O modelo será previsivelmente a mais recente versão da CBR1000RR-R Fireblade, que está completando 30 anos de lançamento e eles não querem fazer feio.
Além da Honda, todas as demais fabricantes japonesas competem com equipes de fábrica, como a Kawasaki, que já anunciou o seu lineup para esse ano. O grid é completado com equipes do campeonato japonês e do Mundial de Endurance (FIM EWC), como a Yoshimura Suzuki e YART Yamaha.
Depois de dois anos de cancelamentos em decorrência da pandemia de coronavírus, as 8 Horas de Suzuka de 2022 devem acontecer em 7 de agosto, com grandes expectativas. Os últimos vencedores foram justamente a Kawasaki, encerrando um jejum de quase 30 anos e uma hegemonia da Yamaha que durava desde 2015.