Se a situação da Honda na MotoGP não está fácil, pior ainda está no WorldSBK. A fabrica japonesa não chegou nem perto dos primeiros lugares nos testes de Portimão e seu principal piloto, Iker Lecuona, já fala em tom de desespero.
A Honda entregou, do Japão, uma nova CBR1000RR-R para 2024 e o desenvolvimento, realizado pela primeira vez com pneus Pirelli, teve os desejos da equipe de Superbike levados em consideração. Mesmo assim, Lecuona e Vierge ficaram apenas em 13ª e 17ª em Portimão, essa semana.
“Não está fácil. Sabíamos que Portimão seria adequado à nossa moto, mas ainda estamos muito aquém do que esperávamos. Ainda não entendemos muitas coisas e não sabemos o que precisamos mudar ou qual é o problema. Isto é crítico! Não podemos aproveitar a qualificação e o ritmo é difícil de gerir. Normalmente consigo manter os meus tempos de volta consistentes, mas isso não é possível neste momento. Mesmo pequenos erros não podem ser salvos porque você não entende a moto“, escancarou Lecuona.
A temporada 2024 do Mundial de Superbike começa antes da MotoGP, com uma rodada no circuito de Phillip Island, na Austrália, de 23 a 25 de fevereiro. Portanto, Lecuona está totalmente desesperançoso de que a Honda será competitiva, pelo menos no curto prazo.
“Depois de quatro dias de testes, não tivemos nenhuma melhoria. Temos mais dois dias de testes na Austrália, mas não poderemos fazer nada lá, é apenas preparar o fim de semana de corrida”, disse o espanhol. “A situação não é fácil, nem para nós, pilotos, nem para a HRC. Fico frustrado e às vezes chateado. Mas somos uma equipe e sei que não sou só eu que estou frustrado, mas também a Honda, porque eles não podem nos dar uma moto competitiva.”
Na segunda e terça-feira antes da abertura da temporada em Phillip Island, um teste final acontecerá na pista australiana, mas Lecuona não tem grandes esperanças: “Temos muitos dados que precisam ser analisados para talvez conseguir uma melhoria para a Austrália. Mas no momento parece que teremos uma temporada muito difícil”, teme.
A Honda não vence no WorldSBK há mais tempo que na MotoGP. A última corrida que venceram foi o chuvoso e caótico GP da Malásia de 2016 com Nicky Hayden. O último título é de 2007 com James Toseland. Desde 2020, a HRC está envolvida diretamente no campeonato.