A bomba foi soltada pelo CEO da KTM, Stefan Pierer, em entrevista recente. Uma equipe privada da MotoGP atravessa dificuldades com seu atual fornecedor e pode mudar para os lados austríacos em 2024. A maior suspeita? A LCR, que teria Marc Márquez e Pedro Acosta como pilotos.
Pierer deu uma entrevista ao diário alemão Speedweek onde revela, entre outras coisas, que uma equipe particular poderá mudar para o maquinário KTM em 2024. Trata-se de um objetivo deles que, no momento, tem mais pilotos do que assentos disponíveis na MotoGP.
É o caso de Pol Espargaró e Augusto Fernandez, ambos com contrato assinado com a GasGas para 2024. O mesmo acontece com Jack Miller e Brad Binder na KTM. Os austríacos, no entanto, se comprometeram a colocar Pedro Acosta, atual líder do campeonato na Moto2, em alguma moto.
De acordo com o Speedweek, os gerentes da KTM entraram em contato com Lucio Cecchinello, dono da LCR Racing, que confirmou um compromisso com a Honda até o fim de 2024. Entretanto, o dirigente não teria fechado completamente a porta para os austríacos.
Não é segredo que Alex Rins e Takaaki Nakagami reclamam amargamente de não receberem atualizações da Honda com a mesma rapidez que a Ducati faz com suas clientes. O espanhol, inclusive, estaria negociando uma mudança para a Yamaha para o próximo ano.
Parece improvável, portanto, que a LCR quebraria o contrato com a Honda, que mantém relações desde a sua primeira temporada em 2006. A menos que entre um pivô significativo nessa história. E seu nome é Marc Márquez, que vem sendo veiculado à KTM desde abril.
Seu atual empresário é Jaime Martinez, que foi chefe de marketing de esportes a motor da Red Bull na Espanha. Marca que é patrocinadora principal da KTM. Não é preciso pensar muito para chegar a conclusão que deve ter ótimos contatos em Mattighofen.
O acordo com a LCR poderia ser concluído se Márquez reduzisse suas exigências salariais. Já foi noticiado na Espanha que a Red Bull poderia assumir esse pagamento. A Dorna também tem grande interesse em ter o octacampeão novamente como candidato ao título.
A equipe LCR também pode fornecer uma infraestrutura ótima e duas excelentes equipes técnicas com o diretor técnico belga Christophe “Beefy” Bourguignon no topo. Se for bem, Márquez poderia migrar para a KTM oficial em 2025. Quando teremos a certeza? O tempo vai dizer.