O Japão está muito próximo de ter novamente um piloto na MotoGP. Takaaki Nakagami pode ser anunciado em breve como companheiro de Cal Crutchlow na equipe LCR-Honda em 2018.
Quem está garantindo é a imprensa alemã, mais especificamente o diário Speedweek. A chegada do japonês seria patrocinada pela HRC, o braço esportivo da Honda e bem vista pela Dorna, que deseja a volta de um japonês e que todas as equipes possuam duas motos na garagem.
A última vez que a LCR alinhou duas motos no grid foi em 2015, com Crutchlow e Jack Miller. Na época, no entanto, o orçamento era limitado e ficou ainda pior com a desistência do patrocinador principal CWM, ainda com a temporada em andamento. Por isso eles voltaram a contar com apenas com uma unidade em 2016 e 2017.
Esse problema o time de Lucio Ceccinello não viveria novamente, já que a presença de Nakagami ficaria garantida pela própria Honda. Para se ter uma ideia, o japonês contaria com a preparação de Ramon Aurín, ex-chefe de equipe de Dani Pedrosa que trabalha atualmente com Miller na Marc VDS.
Conhecido pelo estilo arrojado, Nakagami está no Campeonato Mundial desde 2007, quando entrou ainda no tempo das 125cc. Sua melhor temporada foi ano passado na Moto2, quando chegou a vencer uma etapa, o GP da Holanda. O japonês compete pela equipe Honda Team Asia, do ex-piloto Tadayuki Okada e também chegou em sétimo nas 8 Horas de Suzuka, mês passado.
A terra do sol nascente, como também é conhecido o Japão é lugar de pilotos rápidos, como foram Okada, Daijiro Kato, Norick Abe e Nobuatsu Aoki. Apesar disso, nenhum conseguiu chegar ao título mundial na categoria principal. A última vitória foi no GP do Brasil de 2004, com Makoto Tamada, no finado autódromo de Jacarepaguá.
E Tamada também pode ser considerado o último piloto japonês a participar da MotoGP em tempo integral em uma equipe de ponta. De lá para cá, o país teve apenas participações esporádicas dos pilotos de teste, Hiroshi Aoyama (Honda) e Katsuyuki Nakasuga (Yamaha).