A LCR-Honda apresentou hoje (15) a motocicleta de Johann Zarco para a temporada 2024 de MotoGP. O francês chega à equipe com a missão de levar a máquina japonesa de volta aos primeiros lugares.
Zarco já pilotou para a equipe por três corridas em 2019, logo após ter saído da KTM e antes de ir para as estruturas satélites da Ducati. Agora, o experiente piloto de 33 anos volta em tempo integral com uma Honda RC213V inteiramente patrocinada pelas cores da Castrol.
“Em 2023 entendi que posso me divertir mesmo em tempos difíceis”, disse Zarco na apresentação da equipe. “2024 começou bem, a Honda fez muitas mudanças e estou pronto para aproveitar. Estou muito feliz com o feedback e sinto que estou fazendo o progresso que ainda preciso como piloto. Com estes avanços e com as melhorias na moto, acredito que seremos capazes de lutar na frente.”
Nos primeiros testes em Valência e Sepang, a LCR testou uma RC213V completamente revista e os resultados foram animadores, apesar das posições secundárias. Zarco disse que a moto está muito boa em ritmo de classificação, mas ainda peca em ritmo de corrida.
“A moto está agora muito boa no que diz respeito a tempos de classificação”, diz Zarco, que ficou em 16ª em Sepang. “O ponto fraco ainda pode ser quando completamos muitas voltas de uma só vez. O pneu traseiro fica com problemas, o que pode nos causar problemas na corrida. No entanto, a Honda não tinha anteriormente potencial para estabelecer um tempo de volta rápido com pneus novos. Então esse é um grande ponto que eles resolveram. Veremos como o próximo ponto pode ser resolvido.“
O chefe da equipe LCR, Lucio Cecchinello, também espera um ano de recuperação após tempos muito difíceis. Além da vitória de Alex Rins no GP de EUA no ano passado, as histórias de sucesso do time satélite da Honda têm sido poucas recentemente.
“Definitivamente temos objetivos ambiciosos para a próxima temporada”, confirmou o italiano de 54 anos. “É preciso continuar acreditando no sonho e no objetivo. Uma das minhas tarefas mais importantes é garantir que a equipe e os pilotos permaneçam motivados.”
“A equipe, a Honda e os patrocinadores fizeram grandes esforços na preparação e investiram muito no projeto de 2024”, acrescentou. “Foi um momento muito difícil, mas também emocionante. Estivemos muito ocupados durante o inverno e agora estamos realmente ansiosos para começar a nova temporada.”
O próximo e definitivo teste para a LCR-Honda acontece na próxima semana, quando a MotoGP vai ao Catar para a última rodada de ensaios coletivos antes da primeira corrida do ano, que acontece nessa mesma pista em 10 de março.