A Kymco do Brasil está lançando, essa semana, o maxi-scooter premium AK 550 no país. Com um design impressionante e um sistema eletrônico de ponta, o modelo é bom até para pegar a estrada.
Apresentado no Salão de Milão do ano passado, o AK 550 é movido por um motor de dois cilindros horizontal, com 8 válvulas e refrigeração líquida que desenvolve 51 cv a 7.500 rpm e 52 Nm a 6.000 rpm, praticamente o mesmo de uma Honda NC750X, por exemplo.
Centralizado e compacto, esse motor proporciona uma distribuição de peso de 50/50 entre frente e traseira, garantindo um manuseio bastante equilibrado. Dessa forma, o AK 550 é bom tanto para o uso diário quanto para viagens de longa distância.
Premim, o scooter conta com um chassi perimetral em alumínio (a maioria dos scooters é de aço) e garfos invertidos, embora sem regulagens. As rodas de liga leve de 15 polegadas em ambos os eixos contam com discos de freio de 270 mme 260 mm mordidos por pinças Brembo.
Na parte eletrônica, o AK 550 conta com acelerador eletrônico, controle de cruzeiro, ABS em curvas, controle de tração e dois modos de condução: “Standard”, que entrega toda a potência do motor e “Rain”, que suaviza a inclinação da curva e limita a potência máxima.
O para-brisa tem regulaem elétrica e o console central foi inspirado nas teclas de um piano. Esses botões físicos permitem que os pilotos controlem operações como tampa do tanque de combustível, acesso ao armazenamento do assento, configurações do display do painel e travas do guidão.
O painel é divido em três telas, a central é do tipo TFT colorido e tem conectividade com o smartphone graças ao aplicativo NOODOE da Kymco. Uma tomada USB está disposta dentro do compartimento direito do painel, para carregamentos ou manutenção de carga do que você precisar.
Sob o assento, o compartimento com iluminação abriga um capacete do tipo fechado. Ele é destravado pelo Sistema Keyless de acionamento sem chave, com seu sensor presencial. Para ligar o motor, basta apertar um botão. Toda a iluminação é de LED.
No Brasil, a montagem dos scooters Kymco é gerenciada pelo grupo J.Toledo/JTZ Motors, em sua fábrica na Zona Franca de Manaus, no Amazonas. O modelo chega às 130 concessionárias do grupo nas cores preta e cinza pelo preço sugerido de R$ 78.640,00.