Um ano após tirar a motocicleta de linha, a KTM anunciou hoje (15) o retorno da 790 Duke para cobrir a faixa de média cilindrada com um modelo mais básico e acessível.
Apresentada em 2017, a KTM 790 Duke cativou desde o início graças a combinação de visual moderno, motor esperto e baixo peso que garantiam uma pilotagem divertida. O motor de dois cilindros em linha produzia saudáveis 105 cv a 9.000 rpm e 8.77 kgf.m a 8.000 giros para movimentar apenas 169 kg a seco.
O sucesso se comprovou nos números de venda, com a KTM afirmando ter comercializado mais de 29 mil unidades em quatro anos. No entanto, no ano passado, eles decidiram encerrar sua produção para concentrar-se na 890 Duke. Mas o espaço entre a 390 Duke e a 890 parece ter se revelado grande demais para os clientes.
A 790 Duke volta, portanto, exatamente de onde parou. O quadro treliçado de aço é o mesmo, assim como os garfos invertidos WP de 43 mm e o motor LC8, que apenas foi ajustado para as normas de emissões do Euro5. Haverá ainda uma versão de 95 cv, para ser aceita na categoria de motorista A2.
De série, a 790 Duke possui controle de tração sensível ao ângulo de inclinação, ABS em curvas com modo Supermoto e três modos de condução, Rain, Street e Sport, que permitem ajustar o controle de tração e a resposta do acelerador. Um display TFT colorido de 5 polegadas fornece informações. Toda a iluminação é de LED.
Por um custo adicional, a motocicleta pode receber também um quickshifter, modo de pilotagem de pista, controle de cruzeiro, monitoramento da pressão dos pneus, antiwheelie e um módulo de rede. São duas opções de cores: o tradicional laranja, com gráficos atualizados e a completamente nova cinza com preto.