A KTM publicou essa semana os resultados comerciais preliminares de 2019. Assim, como sua rival histórica BMW, a marca austríaca cresceu outros 7% pelo nono ano consecutivo, mas vendeu mais motos.
Enquanto a BMW Motorrad comercializou 175.162 modelos em 2019 (o que também é um recorde) a KTM vendeu 234.449 unidades. Isso sem mencionar as 45.650 Husqvarna que fazem parte da empresa e, juntas, totalizam 288.099 motocicletas. Para se ter uma comparação, a Ducati reportou um total de 53.183 veículos negociados.
Naturalmente, o crescente mercado europeu continua sendo o principal da KTM, que abocanhou uma fatia de 12% em 2019. Entretanto, mesmo no decadente mercado norte-americano, os austríacos foram capazes de crescer contra a tendência e alcançaram uma participação de 9,7%.
O maior crescimento, contudo foi registrado na Índia, terra dos novos parceiros da KTM, Bajaj Auto, onde os registros aumentaram mais de 35% em comparação com o ano anterior. A participação de mercado (market share) aumentou de 4,5 para cerca de 7,3%.
E a KTM quer continuar crescendo. Em dezembro foram descobertos os planos da marca para os próximos anos, que incluem uma série de novos modelos em diferentes segmentos de mercado. A linha Husqvarna deve aumentar substancialmente e a espanhola GasGas foi adicionada ao catálogo da Pierer Mobility AG.
Em 31 de dezembro de 2019, o Pierer Mobility Group possuía 4.368 funcionários, incluindo 3.639 na sede da marca em Mattighofen, Áustria. O faturamento em 2019 foi de cerca de 1,52 bilhão de euros e o lucro líquido foi de 131,7 milhões de euros (EBIT).