A empresa que gerencia a KTM, Pierer Mobility AG, anunciou a venda de sua parte majoritária na MV Agusta (50,1%) de volta para o ex-CEO russo, Timur Sardarov, que liderou a marca italiana de 2016 até o início do ano passado.
Sardarov salvou a MV Agusta da bancarrota e viu, no final de 2022, a oportunidade de expandir os horizontes da empresa vendendo 25,1% dela para a Pierer Mobility. Eles gostaram tanto que resolveram comprar a parte majoritária, chegando a 50,1% no início de 2024.
Os objetivos eram dar uma base de sustentação mais sólida à MV Agusta, otimizando os processos de produção e aumentando os pontos de venda, com os benefícios da rede da KTM, Husqvarna e GASGAS, que também integram o grupo Pierer.
Só que os problemas financeiros do grupo, descobertos logo depois, provocaram uma incrível reviravolta nos acontecimentos. No final de 2024, o Pierer Mobility declarou estado de insolvência e já havia decidido se desfazer da MV Agusta.
“Este é um momento de orgulho para todos nós da MV Agusta”, disse Sardarov. “Recuperar o controle total da empresa significa que estamos agora mais fortes e mais focados do que nunca em entregar excelência. “Nos últimos dois anos, a empresa fortaleceu significativamente seus processos, sistemas e força de trabalho. Essas mudanças estruturais são a base dos resultados extraordinários alcançados em 2024 e continuarão a impulsionar nosso sucesso nos próximos anos.”
De acordo com a própria MV, todos os seus 219 revendedores globais e 41 centros de serviços continuarão operando normalmente. O número de revendedores também deve aumentar para 270 até o final de 2025. Em 2024, a empresa vendeu 4.000 motocicletas.
“Tenho total confiança em nossa equipe de liderança, cuja visão, combinada com a dedicação e o profissionalismo de nossa rede de revendedores renovada, levará a MV Agusta a novos patamares. Meu compromisso, e o da minha família, é ser uma força vital para a equipe de Varese, a região e todos os nossos parceiros”, acrescentou Sardarov.