Uma apresentação interna da Pierer Mobility, empresa que gerencia as marcas KTM, Husqvarna e GasGas revelou que uma Duke elétrica está em desenvolvimento. A motocicleta pode aparecer no mercado em breve.

O arquivo lista a chamada “E-Duke” ao lado da “E-Pilen”, um conceito elétrico da Husqvarna baseado na Vitpilen apresentado no ano passado. Ambas devem compartilhar a mesma bateria fixa de 5,5 kWh que é capaz de entregar uma potência nominal reivindicada de 10 kW (13,5 cv).
A imagem da E-Duke foi intencionalmente pixelada para esconder sua aparência, já tendo em mente o vazamento da informação. Mas a imprensa internacional já conseguiu um rascunho anterior do arquivo que mostra um vislumbre bem mais claro da motocicleta. O design compartilha traços com suas irmãs a gasolina.
“Reconhecemos que você tem que começar na eletricidade em nichos e em jovens clientes“, disse o CEO Stefan Pierer, antes de delinear algumas das vantagens de se concentrar em modelos elétricos de baixa potência, ao contrário da Harley-Davidson que apostou em um modelo de grande capacidade – e muito caro.
Pierer acredita que baterias menores resultam em margens de vendas mais altas, além de serem mais seguras de usar. O foco nos segmentos mais jovens também pode pagar futuros dividendos, pois modelos mais poderosos poderão ser introduzidos quando esse mercado juvenil entrar na idade adulta.
Embora não possamos vê-lo bem o suficiente para ter certeza, é possível que a imagem da E-Duke possa ser uma fotografia de um protótipo real e não uma ilustração de design como as outras. Isso pode significar um trabalho mais intenso no modelo, apesar de sua previsão de lançamento também aparecer como “TBD” (a ser determinado).