Com a concorrência se mexendo para valer, a KTM não pode se dar ao luxo de ficar parada e também já prepara uma série de novidades em sua maior big trail, 1290 Super Adventure. Eis as fotos do protótipo mais recente.
Apresentada pela primeira vez em 2014, a 1290 Super Adventure nunca recebeu uma nova geração, o que pode acontecer agora. Já faz tempo que protótipos têm sido flagrados e o lançamento da BMW R1250GS no ano passado só aumenta a pressão na fábrica de Mattighofen, na Áustria.
Além da concorrência forte, outro motivo para esperarmos uma nova 1290 Super Adventure é a chegada do Euro5 em 2020, que exige índices de poluentes ainda mais baixos. Isso fica evidente ao observarmos a nova ponteira de escapamento, claramente ainda em fase de medições.
Apesar disso, nesse caso não esperamos um aumento de cilindrada no motor bicilíndrico de 1301 cm³ e sim outra solução mais criativa. Talvez um sistema de válvulas variáveis para igualar as coisas com a R1250GS. Atualmente, a Super Adventure rende aproximadamente 160 cv e 14,27 kgf.m, mais do que sua rival alemã.
Leia também
Nova Triumph Tiger XR 2020 é flagrada novamente
Ducati Multistrada V4 flagrada em testes
Honda Africa Twin 2020 tem especificações confirmadas
Em termos de chassis, o quadro está quase totalmente encoberto nas fotos, mas o novo subquadro é visível. Há também um novo braço oscilante reforçado. As rodas são de liga leve, de 19 e 17 polegadas respectivamente, calçadas em pneus do tipo misto, mas uma versão com rodas raiadas também deve ser disponibilizada.
A carroceria tem o mesmo aspecto, mas parece mais envolvente, e um tanque de maior capacidade. O assento é mais largo, especialmente para o passageiro, que também se beneficia dos apoios para os pés mais baixos. O grande conjunto óptico dianteiro mantém suas dimensões, mas com reentrâncias totalmente redesenhadas, com duas lâmpadas LED de cada lado.
Na parte eletrônica, espere tudo o que há de melhor na atualidade, com a 1290 Super Adventure possuindo vários modos de pilotagem, controle de tração, ABS em curvas, suspensão semi-ativa, além de sensores de monitoramento dos pneus, assistente em subidas, chave presencial e altos índices de conectividade, principalmente em termos de navegação.
É possível também que a nova 1290 Super Adventure seja o primeiro modelo da KTM a contar com um novíssimo sistema de radar. Desenvolvido em parceria com a Bosch, o dispositivo visa alertar o piloto de perigos a sua volta. Esse será um dos aspectos mais explorados pelas fabricantes na próxima década. Sua chegada deve acontecer no Salão de Milão.