De uma forma até surpreende, a KTM resolveu revelar oficialmente hoje (3) para a imprensa da Europa, sem disfarces, o protótipo da Duke 690. Os austríacos também distribuíram um press release com maiores detalhes sobre o modelo.
A moto já havia sido flagrada em estágios finais de desenvolvimento na semana passada. A Duke 690 utiliza o conhecido motor monocilíndrico chamado de LC4, adaptado para as novas normas de emissões de poluentes da União Europeia em 2016.
Eles aumentaram o diâmetro do cilindro, mas estreitaram sua base para que sua capacidade cúbica fosse mantida. Com isso e as modificações no sistema de escape, a potência aumentou 7% e o torque 6%, deixando-o mais disposto a partir das 1.000 rotações por minuto.
Com um design anguloso e agressivo, a Duke 690 é chamada pela KTM como uma “Streetfighter”, mas suas características gerais se enquadram em uma típica naked: guidão largo, posição de pilotagem confortável, ênfase no torque e na agilidade em baixos giros. “Prazer na pilotagem é a chave”, segundo o material enviado pelos austríacos.
O painel é inteiramente digital, com tela de TFT. Como em toda boa KTM, a eletrônica é generosa, contando com ABS Bosch de última geração, mapas de potência (Sport, Street e Rain) e controle de tração opcional.
A Duke 690 chega para enfrentar Yamaha MT-07 e Kawasaki ER6-N, bicilíndricas que dominam o mercado de médias com um ou dois cilindros. O lançamento não foi anunciado, mas deverá acontecer ou no Salão de Colônia, na Alemanha (Intermot) ou no Salão de Milão, na Itália (EICMA).