A KTM anunciou hoje (19) uma nova 890 Duke “standard” que vai substituir a 790 Duke a partir desse ano. O modelo anterior, portanto, deixa de ser fabricado após apenas três anos.
Apresentada no Salão de Milão de 2019, a 890 Duke R surgiu primeiramente como a versão esportiva da motocicleta, com cilindrada aumentada para 899 cm³ para contornar os limites de emissões do Euro5 ao mesmo tempo em que dava um impulso extra.
A potência da versão standard, no entanto, é ligeiramente mais baixa, 115 cv a 9.000 rpm e torque máximo de 92 Nm a 8.000 giros, enquanto a versão R entrega 121 cv a 9.250 rpm e exatos 10 kgf.m de torque a 7.750 rpm.
Além do motor, a motocicleta ganhou uma nova centralina eletrônica capaz de medir seis eixos inerciais. A 890 Duke conta, como antes, com três modos de condução (Road, Rain e Sport), além de um track, totalmente customizável e que você pode desligar o que quiser, se necessário.
Tem mais, é claro. O controle de tração pode ser ajustado em nove estágios, um controle de largada está disponível, assim como ABS em curvas. O quickshifter, no entanto, está disponível apenas como opcional. A iluminação é totalmente de LED. O assento está a convidativos 820 milímetros do solo.
Existem alguns pequenos ajustes ergonômicos também como uma alavanca de câmbio mais curta e novas molas na embreagem. Outras mudanças incluem uma suspensão melhorada com garfos WP Apex de 43 mm, pneus Continental ContiRoad e discos de freio de 300mm com novas pinças e balacas fornecidas pela Brembo.
A KTM não disse quando a 890 Duke estará disponível, mas o modelo só poderá ser adquirido em duas opções de cores: preto ou preto com laranja. O preço também é uma incógnita, mas se a R está sendo oferecida por € 12 mil na Itália, espere um pouco menos.