A KTM revelou hoje (7) as primeiras imagens da 1290 Super Duke GT, um projeto aguardado há meses. Baseada na apimentada naked Super Duke R, a nova moto pretende recolocar a marca austríaca entre as mais competitivas do segmento supermotard.
A nova moto utiliza o mesmo quadro em treliça tubular de aço, assim como o mesmo motor “LC8” de 1301 cm³ e dois cilindros em V da Super Duke R, embora devidamente revisto com novas cabeças de cilindro, escapamento redesenhado e uma eletrônica que suaviza sua força bruta. A potência, contudo, ainda não foi revelada.
O maior destaque da Super Duke GT, no entanto, não está no motor e sim na ergonomia e na ciclística, completamente diferentes da Super Duke R. O para-brisas é regulável e o guidão é alto, dois elementos essenciais para devorar muitos quilômetros pelo mundo. O tanque de combustível tem 23 litros, cinco a mais, o que garante uma autonomia superior à 350 km.
Como toda motocicleta premium, a 1290 Super Duke GT vem abarrotada de sistemas elétricos e eletrônicos, como punhos aquecidos, suspensão WP semi-ativa, câmbio semi-automático (de série), cruise control, além de um assento baixo e macio para o piloto se sentir um rei.
Falando mais especificamente da eletrônica, ela é semelhante à Super Duke R, com controle de tração MTC que trabalha em conjunto com os três modos de pilotagem (Street, Rain e Sport). O ABS é de última geração (Bosch ABS 9M+), com dois canais e capacidade para atuar em curvas (durante a inclinação). As pinças de freio são Brembo, do tipo radial monobloco, iguais às de sua prima naked.
A missão da 1290 Super Duke GT será substituir a excepcional 990 SMT, que saiu de linha no ano passado. A motocicleta também será a representante da KTM no efervescente nicho das supermotards, que tem a Ducati Multistrada 1200 como líder. O lançamento provavelmente acontecerá no Salão de Milão, no próximo mês.
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