A KTM apresentou hoje (14) o modelo 2024 da RC8C, a motocicleta mais próxima de uma MotoGP que a marca austríaca disponibiliza. Serão apenas 100 unidades a um preço quase proibitivo.
Lançada originalmente em 2021, a KTM RC8C surgiu através de uma colaboração com a empresa alemã Krämer Motorcycles, que desenvolveu um chassi utilizando o motor da 890 Duke. Os austríacos, então, então viram aí potencial para criar uma moto de pista de tiragem limitada.
A folha de especificações não mudou muito desde então, o que significa que você ainda obtém a mesma versão tunada do motor LC8 de dois cilindros paralelos de 889 cm³ que entrega 135 cv a 12.000 rpm, graças a pequenos ajustes como um escapamento exclusivo da Akrapovic.
Mas o que encanta na RC8C não é a potência do motor e sim os componentes de ciclística, os melhores que você vai encontrar por aí. A carroceria é toda de carbono (com asas iguais às da MotoGP), as suspensões WP XACT PRO 7543 são totalmente ajustáveis.
As rodas Dymag são de alumínio forjado, as mais rígidas possíveis. Os pneus Pirelli Diablo Superbike são slick. Os freios Brembo Stylema tem especificações de corrida. O peso é de apenas 140 kg a seco, o que dá uma relação peso/potência excelente para horas de diversão.
Diversão na pista de corrida, é claro. A RC8C não pode ser emplacada, pois não obedece aos limites de emissões de poluentes do Euro5+. O foco da KTM é o cliente/fã que também é piloto profissional, tanto que serão apenas 100 unidades. No ano passado foram 200.
Quer saber o preço? 42 mil euros, ou R$ 240.800 no câmbio de hoje. Mais cara que uma Ducati Panigale V4S, muito mais potente. Mas o cliente que comprar receberá a sua no GP de Portugal de MotoGP, na próxima semana, com direito a track day, jantar e meet and greet com os pilotos.