A exclusivíssima KTM RC8C fez tanto sucesso que a marca austríaca já está trabalhando em uma versão de produção regular, que pode ser utilizada em ruas e estradas conforme esse protótipo demonstra.
As fotos conseguidas pela revista Motorrad revelam a mesma motocicleta apresentada em julho, porém com um suporte de placa e faróis, embora ainda não haja espelhos retrovisores. A carenagem, embora semelhante, não é em fibra de carbono como no modelo limitado a apenas 100 unidades.
O quadro também é o mesmo da 890 Duke e não a estrutura feita a mão da RC8C, assim como o braço oscilante. A área da ligação do amortecedor foi significativamente reforçada e o suporte do eixo alongado. Rodas e sistema de freios também parecem vir diretamente da versão naked.
Outras mudanças são perceptíveis. A RC8C tem um tanque de combustível muito mais centralizado para favorecer o centro de gravidade da motocicleta, com o bocal de reabastecimento logo atrás do assento. Esse protótipo já parece contar com uma unidade convencional sobre o motor.
Motor que, por sinal, também deve ser o mesmo da 890 Duke, um dois cilindros em linha que entrega 126 cv e 10,2 kgf.m de torque. O conhecido display TFT dos modelos irmãos pode ser visto no cockpit, assim como um amortecedor de direção. O peso de 140 kg da RC8C dificilmente deve ser replicado e deve ficar próximo ao da naked, 189 kg.
A KTM lançou duas edições limitadas esse ano, a 1290 Super Duke RR e a RC8C. Apesar do preço estratosférico, ambas foram um estrondoso sucesso. Há claramente um mercado para elas, pelo menos na Europa e EUA. A primeira acaba de ganhar uma opção mais convencional e a segunda deve segui-la em breve.