A KTM 390 Duke tem uma irmã carenada indisponível no Brasil, a RC390, que acaba de ser flagrada completamente atualizada para 2021. A pequena esportiva austríaca visa enfrentar melhor a concorrência no segmento, que está cada vez mais pesada.
Nas imagens conseguidas pelo Motorcycle News, podemos ver que a carroceria sofreu um redesenho completo. Os antigos faróis divididos deram lugar a uma peça única, que tem o mesmo estilo da linha naked. A carenagem tem novas linhas, embora a configuração dividida em duas partes permaneça.
A traseira também é nova e fica em um novo subchassi de treliça de aço aparafusado no ao quadro principal, enquanto o antigo era soldado. Preso à rabeta está uma caixa com fios que parecem estarem ligados diretamente à centralina eletrônica da motocicleta, que é de onde devemos ver grandes mudanças.
Assim como a 390 Adventure, a iluminação é totalmente de LEDs e o antigo painel foi substituído por uma nova unidade mais moderna de TFT. A partir dele, os pilotos poderão acessar a eletrônica, que se espera ter modos de pilotagem, controle de tração e ABS nas curvas, assim como na versão trilheira.
O motor provavelmente será o mesmo monocilíndrico de 373 cm³ capaz de render 45 cv a 9.000 rpm e 3,77 kgf.m de torque a 7.000 giros. É o mesmo das versões 390 Duke e 390 Adventure, mas é possível que pequenos ajustes tenham sido feitos para deixá-lo mais esperto e justificar as pretensões esportivas da RC390.
Existem mais sugestões de um desempenho aprimorado, como uma nova suspensão (que parece ser ajustável pela primeira vez) semiguidões, novas rodas e um novo sistema de escapamento, já ajustado para os limites de emissões do Euro5, coisa que a geração anterior não obedece.
Nos principais mercados, a KTM RC390 briga com as conhecidas Kawasaki Ninja 400 e Yamaha YZF-R3, além da Suzuki GSX-R250 e Honda CBR250R no extremo oriente. Mas a chegada da ZX-25R, de quatro cilindros, largou uma bomba no segmento e já está fazendo as fabricantes se mexerem.